O primeiro A330 Beluga XL logo após deixar o hangar de montagem final em Toulouse. (Foto: P. Masclet / Airbus)

A primeira fuselagem praticamente completa do novo Beluga XL saiu do seu hangar de montagem em Toulouse, França, este mês. Uma vez operacional, uma frota desses aerotransportadores de próxima geração será usada para transportar as seções completas das aeronaves Airbus entre os locais de produção europeus da empresa e suas linhas finais de montagem na França, Alemanha e Espanha.

O Beluga XL é um dos aviões mais volumosos existentes, e isso pode ser visto com as imagens. Com uma fuselagem dianteira amplamente modificada e uma área de carga enorme, o Beluga XL é dificilmente reconhecido como a versão de aeronave comercial Airbus A330-200, a partir do qual é derivado. “Temos o A330 como base”, disse Bertrand George, chefe do programa Beluga XL, “mas muitas mudanças foram projetadas com sucesso, introduzidas na aeronave e testadas. Transformar um produto existente em um super transportador não é uma tarefa simples”.

Espera-se que este primeiro Beluga XL inicial esteja voando em meados de 2018. “Toda a equipe está realmente ansiosa para ver seu primeiro voo e, claro, o esquema de pintura ‘sorridente'”, disse George, referindo-se ao sorriso gigante que será pintado no “rosto” do avião de transporte, o design vencedor de seis opções apresentado aos funcionários da Airbus para uma votação no início de 2017.

Antes disso, a aeronave sofrerá uma bateria de testes de um mês com a instalação de seus dois motores a jato, garantindo que cada um dos sistemas do Beluga XL funcione conforme o previsto. Ao longo do tempo, disse George: “Vamos realizar testes de bancada em Toulouse e Hamburgo, na Alemanha – testando nossos sistemas em simuladores de voo e em laboratórios”, bem como usando sistemas hidráulicos para simular cargas de voo em cópias completas de articulações específicas usadas entre a nova bolha superior e a fuselagem inferior do A330.

“Os dados desses testes serão usados ??para liberar a aeronave para o voo e, mais tarde, para obter a certificação de tipo”, disse o oficial da segurança e aeronavegabilidade da aeronave.

A segunda aeronave A330-200 que será convertida num Beluga XL.

Enquanto o primeiro Beluga XL, estruturalmente completo, se move em sua fase de teste, o segundo A330 a ser convertido em um Beluga XL chegou no prazo em Toulouse para iniciar seu processo de integração. George observou que com as lições aprendidas com a produção do primeiro avião de transporte, espera-se que o tempo de montagem para o segundo seja aproximadamente dois meses mais curto.

A primeira e segunda aeronave Beluga XL vistas no hangar de montagem final de Toulouse.

O programa Beluga XL foi lançado em novembro de 2014 para atender aos crescentes requisitos de transporte da Airbus. Com seis metros de comprimento, um metro mais largo e com uma capacidade de elevação de carga útil de seis toneladas maior do que a versão transportadora Beluga ST que está substituindo, o Beluga XL poderá transportar as duas asas do avião A350 XWB de uma vez, em vez da única asa atualmente acomodada no Beluga ST. No total, cinco Beluga XLs estão programados para entrar no serviço para as necessidades de transporte aéreo da Airbus.

Os cinco atuais Beluga ST entraram em serviço em 1995 e foram construídos a partir do Airbus A300-600.

3 COMENTÁRIOS

  1. beleza não se põe à mesa com certeza.. mas que é estranho isso é..

  2. Um trombolho desses decolar é um praticamente um milagre. Viva a tecnologia!

  3. Estou ansioso para ver esse "trambolho" voar, e pelo visto, não está muito longe disso acontecer.

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