
A Airbus assinou o novo contrato A400M Global Support Step 2 com a OCCAR (Organização para Cooperação Conjunta de Armamentos), que administra o programa multinacional em nome das Nações Unidas para França, Reino Unido, Espanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo.
Este é o primeiro contrato de suporte para todos os estados participantes do A400M e substitui o contrato de suporte global, o primeiro passo assinado em 2016, que forneceu serviços de suporte para França, Espanha e Reino Unido.
O contrato trará os benefícios de um conjunto totalmente integrado de serviços comuns usando recursos e ativos compartilhados. Fornece uma gama completa de serviços personalizados para atender às necessidades dos clientes do A400M, desde o suporte de solo à aeronavegabilidade e da manutenção ao suporte de material.
Esse contrato baseado em desempenho cria uma nova estrutura de parceria, baseada em compartilhamento e estoque, em que a indústria e os operadores têm a oportunidade de explorar novas áreas de colaboração, conceitos e serviços. A estrutura modular dos serviços permite a adaptação de soluções de acordo com requisitos operacionais específicos.
O compartilhamento e o estoque sob o gerenciamento da Airbus permitirá que os clientes do A400M se beneficiem de economias significativas, mantendo o mesmo padrão mais alto de serviços.
Esta nova fase do contrato de Suporte Global A400M fornece um pacote de serviços de suporte para um número maior de nações que operam o A400M até o final de 2023. Depois da França, Reino Unido e Espanha, que fizeram parte da primeira fase, agora Turquia, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo também se juntaram.
Alberto Gutiérrez, Chefe das Aeronaves Militares da Airbus Defence and Space, disse: “Com este contrato de serviços, estamos trabalhando junto com nossos clientes em soluções inovadoras nunca antes executadas em um programa militar. Após o acordo com as nações clientes de lançamento sobre a emenda do contrato do programa, este é outro sinal claro de que, por meio da colaboração mútua, estamos fortalecendo o futuro do A400M”.
Gary Palmer, Gerente do Programa OCCAR A400M, disse: “O contrato de Suporte Global do A400M cobre mais de 40 serviços individuais trabalhando juntos, um conjunto completo de serviços desde suporte terrestre à aeronavegabilidade, até serviços de manutenção ou materiais. Sob esse modelo colaborativo, quanto mais nações se juntarem ao pool, mais eficientes se tornam os serviços dos quais os clientes podem se beneficiar.”