A easyJet é a primeira companhia aérea a receber uma aeronave equipada com FANS-C.

A Airbus entregou a primeira aeronave A320 equipada com FANS-C (Future Air Navigation System) para a easyJet.

No âmbito do programa europeu SESAR (Single European Sky ATM Research) de gestão do tráfego aéreo (Air Traffic Management – ATM), esta aeronave – e as seguintes – participará do projeto Airbusled: “Demonstração de melhorias na gestão do tráfego aéreo geradas pelo compartilhamento de informação 4D de trajetória inicial” (DIGITS) que demonstrará o compartilhamento dos dados de trajetória previstos de uma aeronave com o controle de tráfego aéreo (ATC).

A tecnologia FANS-C permitirá que as companhias aéreas otimizem as trajetórias de suas aeronaves e tornem os fluxos de tráfego mais fluidos e a velocidade das aeronaves mais fácil de gerenciar, o que os ajudará a economizar combustível. Em particular, o compartilhamento das trajetórias previstas com os controladores ATC permitirá um sequenciamento suave das aeronaves na aproximação e na “Área de Manobra Terminal”.

Hugh McConnellogue, Chefe de Operações de Rede da easyJet, disse: “Estamos muito satisfeitos por sermos a primeira companhia aérea a receber esta nova tecnologia FANS-C na nossa aeronave Airbus. Nossa experiência prática já indica que ela promete ser um importante facilitador para aumentar a eficiência, a segurança e o desempenho de nossas operações em expansão – especialmente no congestionado espaço aéreo europeu.”

O FANS-C combina novas capacidades de datalink e telecomunicações que permitem a transmissão da trajetória completa prevista para as aeronaves em quatro dimensões (3D + tempo).

Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus Commercial Aircraft disse: “Felicitamos a easyJet pela entrega da primeira aeronave Airbus equipada com FANS-C, que marca o início desta grande demonstração de compartilhamento de trajetória inicial em toda a Europa. Ele acrescenta: “Estamos orgulhosos de liderar este projeto SESAR e de fazer nossa parte facilitando o gerenciamento em resposta ao aumento do volume de tráfego aéreo, aumentando a segurança e trazendo um impacto ambiental positivo graças a um sistema ATM mais eficiente.”

A partir de agora até meados de 2020, sete companhias aéreas europeias, todas participantes do DIGITS, equiparão progressivamente suas frotas com 100 aeronaves da família A320 com a tecnologia FANS-C. A “Very Large Demonstration” (VLD) durará mais de um ano e coletará dados de mais de 20.000 voos, permitindo que as partes interessadas demonstrem os benefícios dessa tecnologia durante as operações diárias.

Pavimentando o caminho para o início da fase operacional dos DIGITS e para finalmente implantar essa tecnologia na Europa e no resto do mundo, a Airbus obteve a primeira certificação mundial de aviônicos FANS-C ‘4D’ em uma aeronave comercial em novembro de 2018.

SEM COMENTÁRIOS