H130
Airbus Helicopter H130 / Foto: Christophe Gibbaud, em caráter ilustrativo

A Airbus irá fornecer helicópteros para a Uber, que irá expandir seus serviços sob demanda, informou, neste domingo, o presidente-executivo da fabricante europeia de aviões Tom Enders em entrevista ao The Wall Street Journal na conferência Digital Design Vida em Munique, Alemanha.

Tom Enders
O CEO da Airbus, Tom Enders, fala em conferência em Munique, na Alemanha / Foto: The Wall Street Journal

“Trata-se de um projeto piloto. Vamos ver como as coisas se desenvolvem, mas é muito animador”, afirmou Tom Enders.

Enders informou que o projeto será lançado em algumas semanas. Ele ressaltou ainda que espera que o custo de encomendar um helicóptero através do aplicativo Uber caia ao longo do tempo.

Conhecido por oferecer um aplicativo por meio do qual o usuário pode pedir carros para pequenos trajetos e viagens, o Uber expandiu recentemente seus serviços e passou a oferecer outras formas de transporte, como barcos. No Brasil, o Uber enfrenta dificuldades para implantar seus serviços no Rio de Janeiro e em São Paulo. Visto como uma ameaça pelos taxistas, o aplicativo é alvo de ações judiciais.

uber
Serviço de transporte do Uber pelo celular: estratégia é oferecer mais opções / Foto: Victor J. Blue, em caráter ilsutrativo

A Airbus, por sua vez, está expandindo sua cartela de clientes já que a demanda de alguns de seus compradores tradicionais tem sido prejudicada pelos baixos preços do petróleo. Empresas de petróleo e gás configuram um mercado-chave para a Airbus no segmento de helicópteros comerciais de alto padrão. Entretanto, a queda nos preços das commodities levou estas companhias a cortar custos e reduzir a compra e o uso de helicópteros.

No mês passado, Enders disse que as vendas de helicópteros, que já tinham recuado em 2014, caíram ainda mais em 2015.

divider 1

FONTE: Agência O Globo, The Wall Street Journal

EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Lembro de ter lido, há um tempo atrás, sobre uma iniciativa parecida reunindo empresas de taxi aéreo americanas, mas não sei se o projeto "vingou". Essa união entre Uber e Airbus será muito bem-vinda!
    Já se sabe quais localidades irão disponibilizar o serviço?

    • Nos EUA, a Flexjet já faz uso compartilhado…. foi uma ideia que deu certo.

  2. Segundo alguns "ispecialista" helicópteros da Eurocopter somente são vendidos em "esquemas" estatais… ou Forças Armadas… que só heli americano é que vende "honestamente"…. interessante que o Ecuril (nosso esquilo) vende como água nos USA…

Comments are closed.