A IAR da Romênia terá exclusividade para comercialização do helicóptero H215M na Romênia.

A Airbus Helicopters e a IAR assinaram um acordo geral para uma cooperação exclusiva sobre o helicóptero multi-função H215M. Sob este acordo geral, a IAR vai se tornar o principal contratante para o H215M para qualquer encomenda futura pelo Ministério da Defesa da Romênia para substituir a sua antiga frota de helicópteros.

A Romênia pretende substituir sua antiga frota de helicópteros militares Puma.

“Estamos orgulhosos de ter assinado este acordo geral que resulta em quase 50 anos de cooperação entre a IAR e a Airbus Helicopters”, disse Neculai Banea, diretor geral da IAR. “A IAR construiu cerca de 360 ??helicópteros sob licença graças a esta parceria de sucesso com a Airbus Helicopters e estamos ansiosos para personalizar e apoiar o H215M”, acrescentou.

“Este acordo é um marco importante na construção de uma parceria europeia de defesa. Estamos convencidos de que esta relação vai durar mais 50 anos e que o H215M corresponderá perfeitamente às necessidades dos militares romenos”, disse Olivier Michalon, Vice-Presidente Senior, e líder da região Europeia para Airbus Helicopters.

A Airbus Helicopters está presente na Romênia há mais de quinze anos através do seu centro de clientes, a Airbus Helicopters Romania, uma empresa de sucesso desde a sua criação, com cerca de 75 por cento do seu volume de negócios realizado através de contratos de exportação. A Airbus Helicopters Industries, uma fábrica de 10.000m² com sede em Brasov, foi inaugurada em 2016 e abrirá a produção do H215 na Romênia.

A IAR Brasov é uma empresa na maioria estatal e é líder nacional romena em aeronáutica, especializada na fabricação e manutenção de helicópteros. Em 2016, gerou receitas de €34 milhões e empregou uma força de trabalho de cerca de 316 pessoas. A IAR Brasov oferece uma ampla gama de serviços para o exército romeno, bem como para clientes internacionais. Esses serviços consistem principalmente em manutenção, reparação e modernização de helicópteros militares e fornecimento de peças sobressalentes.

2 COMENTÁRIOS