O 15° helicóptero H145M foi entregue para as Forças de Operações Especiais das Forças Armadas da Alemanha. (Foto: Airbus Helicopters)

A Airbus Helicopters entregou o 15º e último helicóptero H145M multimissão para as Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr). Os helicópteros, sediados em Laupheim, são operados pelas forças de operações especiais da Bundeswehr.

Como cliente de lançamento, a Bundeswehr encomendou 15 desses helicópteros de alto desempenho em 2013 como parte do projeto das Forças de Operações Especiais (SOF) para Helicóptero Utilitário Leve (LUH – Light Utility Helicopter) e recebeu a primeira aeronave no final de 2015. Com esta entrega final, a Airbus Helicopters completou todo o programa dentro do cronograma e orçamento definido.

“O projeto LUH SOF é um excelente exemplo do que uma cooperação construtiva entre a Bundeswehr, as autoridades e a indústria podem alcançar”, disse Wolfgang Schoder, CEO da Airbus Helicopters na Alemanha. “Gostaria de agradecer a todos os nossos parceiros pela cooperação eficiente e bem sucedida, e ficaremos encantados de avançar nesse espírito com a implementação de novos programas. Desejo às forças especiais da Bundeswehr o melhor quando usar seus novos helicópteros”.

O H145M é a versão militar do helicóptero civil H145 bimotor, testado e provado, que foi entregue pela primeira vez em 2014. Toda a frota H145 já registrou mais de 50 mil horas de voo. Com um peso máximo de decolagem de 3,7 toneladas, o ágil H145M pode ser usado para uma ampla gama de tarefas, incluindo transporte, suprimento, vigilância, resgate aéreo, reconhecimento armado e evacuação médica.

Os helicópteros H145M LUH SOF da Bundeswehr estão equipados com um sistema fast roping para transportar forças especiais, um sistema de câmera de alto desempenho para reconhecimento, bem como equipamentos para apoio aéreo durante a implantação, permitindo que forças especiais usem os helicópteros em uma grande variedade de novas tarefas. Além disso, o sistema de proteção balística e contramedidas eletrônicas do helicóptero oferece um alto nível de segurança durante a implantação.

Os helicópteros foram desenvolvidos para uso diurno e noturno e são capazes de operar em condições adversas. Alimentado por dois motores Turbomeca Arriel 2E, o H145M está equipado com controle de motor digital de autoridade total (FADEC). Além disso, o helicóptero está equipado com a suite de aviônica digital Helionix, que, juntamente com o gerenciamento inovador de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua pegada acústica particularmente baixa faz do H145M o helicóptero mais silencioso de sua classe.

Em 2015, a Airbus Helicopters também concluiu um contrato abrangente de serviços de cooperação com a Bundeswehr, fornecendo apoio ao cliente até pelo menos 2021. As responsabilidades da Airbus Helicopters incluem gerenciar e implementar trabalhos de manutenção e reparação, fornecendo peças sobressalentes e garantindo a aeronavegabilidade. O fato de que mais de 3.900 horas de voo já foram registradas explica a escolha do conceito de suporte, o bom relacionamento de trabalho e a confiabilidade dos helicópteros.

“É evidente que esse tipo de suporte relacionado ao desempenho contribui para o alto nível de disponibilidade do sistema para as tropas”, explicou Wolfgang Schoder. “Esta estreita cooperação entre indústria e operador provou seu valor no setor civil e também está se tornando cada vez mais importante para os clientes militares. Ainda há mais potencial para ser realizado com a Bundeswehr nesta área”.

A família de helicópteros H145 provou seu valor para clientes militares mais de uma vez. Por exemplo, as Forças Armadas dos EUA encomendaram um total de 427 helicópteros do modelo relacionado UH-72A Lakota para uma variedade de diferentes aplicações. Todos esses helicópteros foram entregues a tempo e no orçamento. O UH-72A atinge taxas de disponibilidade operacional de mais de 94% em média. A República da Sérvia encomendou nove helicópteros H145M, e a Tailândia cinco.

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1 COMENTÁRIO

  1. A Marinha avaliou esse héli em Abril de 2015 no seu programa UHP, para substituir os Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte como o UH-12 e o UH-13.
    Pra mim é um excelente meio, deveria ser adquirido pelas três forças em quantidade para substituir todos os Esquilos.

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