A tecnologia de tela sensível ao toque da Airbus foi certificada para o A350 XWB pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).

A Airbus iniciou as entregas para as companhias aéreas dos primeiros A350 XWBs equipados com novos e pioneiros displays de cockpit com touchscreen.

Especialmente desenvolvidos para o A350 XWB em conjunto com a Thales, eles proporcionam maior eficiência operacional, maior interação da tripulação, simetria da cabine e gerenciamento de informações mais suave. No dia 18 de dezembro, a China Eastern Airlines recebeu em Toulouse o primeiro A350 XWB equipado com os novos dispositivos. Até o momento, cerca de 20 companhias aéreas selecionaram a opção para seus novos A350 XWBs.

Das seis telas grandes do cockpit do A350 XWB, três agora podem se tornar capazes de funcionar apenas com o toque dos dedos: os dois monitores externos e o centro inferior. Esses monitores agora oferecem capacidade touchscreen para os pilotos ao apresentar aplicativos EFB (Electronic Flight Bag).

Este novo método de entrada complementa o teclado físico existente integrado à mesa retrátil na frente de cada piloto e também a “unidade de controle do teclado-cursor” (KCCU) do teclado e trackball localizada no console central.

A nova tecnologia, que foi recentemente certificada para o A350 XWB pela EASA em novembro, facilita os gestos de zoom e panorâmica e facilitará mais flexibilidade e melhor interação entre os dois pilotos, principalmente durante os seguintes cenários:

  • antes da decolagem (para calcular o desempenho da decolagem ao inserir dados no sistema de gerenciamento de vôo “FMS”);
  • a bordo / cruzeiro (para acessar as cartas de navegação em rota);
  • durante a preparação da abordagem (para consultar as tabelas de terminais antes de inserir os dados do FMS).

Além disso, durante as fases de alta carga de trabalho do voo, a capacidade da tela sensível ao toque reduz a necessidade de os pilotos fazerem várias entradas do cursor e evita que eles tenham que alternar entre diferentes telas ao usar os aplicativos EFB de forma colaborativa na tela central inferior.

Patrick Piedrafita, chefe do programa A350 XWB da Airbus, disse: “A Airbus continua a definir as tendências da indústria no design de cockpit de aeronaves com esses novos displays interativos com tela sensível ao toque no A350 XWB. Com nosso parceiro Thales, estamos muito orgulhosos de trazer essa tecnologia para nossos clientes, para aprimorar as operações de suas tripulações aéreas.”

O A350 XWB apresenta o mais recente design aerodinâmico, uma fuselagem e asas de fibra de carbono, além de novos motores Rolls-Royce com baixo consumo de combustível. Juntos, esses recursos se traduzem em níveis incomparáveis ??de eficiência operacional, com uma redução de 25% na queima de combustível e nas emissões.

Até o final de novembro, a família A350 XWB havia recebido 959 pedidos firmes de 51 clientes.

Anúncios