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Primeiro voo de testes do C295 da Airbus equipado com winglets, no dia 21 de dezembro. (Foto: Airbus Military)

A Airbus Military iniciou os testes em voo com a adição de winglets na aeronave de transporte militar C295 – um dos dispositivos de uma série de produtos atualmente em desenvolvimento para a aeronave.

Os winglets, que são extensões nas pontas das asas, tem o potencial de melhorar a performance na decolagem, durante as fases de voo de subida e no voo cruzeiro, aumentando a razão sustentação-arrasto.

Os possíveis benefícios em serviço incluem um desempenho melhorado em pistas em locais quentes e altos, maior alcance e resistência, e custos operacionais reduzidos.

O primeiro vôo da aeronave com winglets ocorreu com total sucesso nas instalações da Airbus Military de Sevilha, na Espanha, no dia 21 de dezembro. Os dados do vôo estão sendo analisados e serão adicionado aos futuros dados de vôos, fornecendo a base para uma decisão sobre se deve ou não ser incorporarado winglets no projeto C295.

 

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12 COMENTÁRIOS

  1. Alguém saberia informar se essa aeronave poderia ser embargada em Porta-aviões ?

    • Sim. Ela com certeza seria 'embargada' para uso em porta-aviões…hehehehe…

      • ahahahhaha

        Olha só quem apareceu, após passar férias na riviera francesa ahahahaha

  2. Caro Valduga, sendo um avião da Aero-ônibus, o autor não quis dizer sharklets (piratlets) em vez de winglets?

    • Segundo press release da Airbus, é winglets. Creio que o Sharklets é usado apenas nos aviões comerciais.

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

  3. Esses winglets melhoram o desempenho de qq coisa….
    To até pensando em instalar no meu carro…

    • Caro Edson_, é interessante que esses winglets existam há tanto tempo, assim como alguns aviões que passaram a usá-los há pouco (sharklets inclusos), e não despertaram o interesse, pelo menos em testá-los, há mais tempo. Ah, e quanto a um post anterior, vi há poucos minutos: prefiro umas do Kraftwerke e algumas maluquices específicas por aí…

  4. Alguem sabe que país a Airbus está mirando com esse modelo do C-295? Já existe alguma encomenda?

    • O C-295 AEW ainda não tem cliente, está sendo desenvolvido para ser oferecido a possíveis clientes.
      Esta unidade tem um radar que não funciona, só para testes de aerodinâmica e balanceamento.
      A ELTA ainda está desenvolvendo o novo radar giratório com uma antena AESA embutida.

  5. E a autonomia dele? esse tipo de aeronave ou melhor a aeronave para esse fim, tem que ter uma boa autonomia tanto que estão tentando ganhar uns 5% de combustível com esses winglets, aquele espeto talvez esteja simulando uma probe….

    Eu gosto do C295, só não sei se ele presta para essa função de alerta.

    Dizem por ai que os turbo hélices interferem no radar, mas como visto na foto ele fica bem alto quase na altura do leme.

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