B35C5918 - AirVenture 2010: Como foi o quarto dia do maior show aéreo do mundo - 102 fotos
O único Sea Harrier civil do mundo, pilotado pelo General da reserva dos Marines, Art Nalls. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Primeiramente peço desculpas pelo atraso nas postagens, mas a internet durante o evento estava meio complicada. Até tinha rede Wi-Fi no evento, mas qualquer upload de imagens era um sofrimento. Sendo assim, vou atualizar o que falta e voltar ao ritmo normal de postagens. Espero não ter deixado vocês órfãos de notícias. Sobre o quarto dia do AirVenture 2010, o dia 29 de julho, foi o mais agitado e considerado o melhor dia para fotos, pois contou com uma revoada de aeronaves DC-3, apresentação do Sea Harrier civil e a chegada do C-5 Galaxy.

B35C8884 - AirVenture 2010: Como foi o quarto dia do maior show aéreo do mundo - 102 fotos
O único DC-2 em condições de voo do mundo, nas cores da TWA, pertencente ao Museu da Boeing. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Quatro aeronaves Douglas DC-3, e uma rara, senão única aeronave DC-2, com esquemas de pinturas de companhias aéreas civis, lembrando um pouco as operações nos aeroportos norte-americanos da década de 50, abriram o show aéreo da tarde. Dentre as aeronaves, um DC-3 com a pintura da American Airlines, considerado o DC-3 mais antigo ainda voando. As cinco aeronaves efetuaram diversas passagens baixas, enquanto o narrador passava informações sobre os modelos e também sobre os esquemas de pinturas aplicados.

B35C9607 - AirVenture 2010: Como foi o quarto dia do maior show aéreo do mundo - 102 fotos
Um caça MiG-21 Fishbed, nas cores da Força Aérea da Tchecoslováquia, foi uma das surpresas desse ano. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Durante a apresentação da tarde da quinta-feira, tivemos ainda uma revoada com aeronaves militares da época da Guerra da Coreia, do Vietnã e da Guerra Fria, momento esse contendo a participação dos caças MiG-21 Fishbed, nas cores da Tchecoslováquia, de um Dornier Alpha Jet, do F-86 Sabre, vários L-39 Albatross e T-33 Shooting Stars, e dois A-4 Skyhawks. O MiG-21, primeira vez presente no AirVenture, apresentou-se simulando um combate com o F-86 Sabre.

B35C8375 - AirVenture 2010: Como foi o quarto dia do maior show aéreo do mundo - 102 fotos
A apresentação de combate a incêndios do S-64 Skycrane "Goliath". (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Tivemos ainda dois impressionantes helicópteros: o Sikorsky S-64F Skycrane “Goliath”, despejando toneladas de água, e o MBB Bo-105 “Red Bull Helicopter”, que fazia suas acrobacias aéreas com o piloto Chuck Aaron nos comandos.

O destaque do dia foi a primeira apresentação do único Sea Harrier civil do mundo, pertencente ao General da reserva dos Marines, Art Nalls, que fez uma apresentação de pouso e decolagem vertical com seu Sea Harrier nas cores da Royal Navy.

B35C9065 - AirVenture 2010: Como foi o quarto dia do maior show aéreo do mundo - 102 fotos
O C-17 Globemaster III apresentou-se durante dois dias este ano em Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Outra bela apresentação do dia foi a da aeronave de transporte militar C-17 Globemaster III, que havia chegado na quarta-feira, mas que não ficou na exposição estática este ano.

No final da tarde, tivemos a chegada de duas aeronaves de transporte dos EUA: o C-130 Hercules e o C-5B Galaxy.

Dentre as apresentações ainda tivemos Matt Chapman, com CAP 232; Kyle Franklin com seu Waco “Pirate”; e um planador a jato.

O dia também contou com a decolagem para um voo de fotos do DC-7, o único em condições de voo do mundo, nas cores da Eastern Airlines.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

    • Realmente foi muito corrido em Oshkosh, e a internet estava muito ruim, tanto no campus como no evento. Mas até amanhã coloco a casa em ordem.

      Abraço,

      Fernando Valduga
      Editor Cavok Brasil

Comments are closed.