O bombardeiro B-29 "FIFI" retorna este ano para Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O icônico bombardeiro Boeing B-29 FIFI da Commemorative Air Force (CAF), o único exemplar em voo do mundo da aeronave, voltará este ano em Oshkosh para o EAA AirVenture Oshkosh 2012. Junto com as habituais demonstrações em voo e estática em Oshkosh, os participantes do AirVenture serão capazes de comprar vôos na aeronave pela primeira vez.

Os vôos no AirVenture serâo baseados no Aeroporto Regional de Outagamie County, em Appleton – a apenas 20 quilômetros ao norte de Oshkosh – e estarão disponíveis entre os dias 22-29 de julho. As informações completas e detalhes de inscrição estarão disponíveis no site da CAF.

O primeiro voo do Boeing B-29 Superfortress foi em 1942, com a entrada no serviço ativo a partir de 1944. Foi o B-29 Enola Gay que lançou a primeira bomba atômica sobre Hiroshima, no Japão, em agosto de 1945. As B-29s também foram utilizadas na Guerra da Coréia, no início dos anos 1950, e foram os principais bombardeiros da Força Aérea dos EUA até final da década de 1950.

O avião que se tornaria o FIFI foi salvo de ser utilizado como um alvo no solo para testes de armas na década de 1960 e o primeiro a voar pela CAF em 1971. Ele foi batizado em homenagem à esposa do coronel Victor N. Agather, que tinha sido da equipe de desenvolvimento em tempo de guerra para a aeronave e tinha estado pessoalmente comprometido e envolvido com a restauração do avião no início de 1970.

O bombardeiro B-29 "FIFI" taxia no wittman Field, em Oshkosh. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

Um pacote de “lista de coisas a fazer” uma vez na vida será disponibilizado para leilão na quinta-feira, dia 26 de julho, no Encontro Eagles da EAA, o anual jantar de gala que atrai mais de 1.000 pessoas e angaria fundos para os programas de jovens da EAA que ajudam a crescer a participação na aviação. Os maiores lances do leilão vão voar no B-29 na sexta-feira, dia 27 de julho, juntamente com o holandês Van Kirk, o navegador do B-29 Enola Gay que voou a missão que lançou a primeira bomba atômica sobre o Japão em 1945, e com piloto Doolittle Raider de B-25 da CAF Dick Cole, no cockpit.

O voo especial está sendo coordenado como parte do dia “Salute to Veterans”, no AirVenture 2012, que está honrando “The Greatest Generation in the Air”.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse foi um dos aviões que acabaram definitivamente com a segunda guerra mundial…

  2. Eu fico impressionando com a evolução que sofreu a aviação em tão pouco tempo, um caça médio/pesado hoje leva mais carga que um quadrimotor como o B-29.

  3. Vendo o B-29 me lembrei de algumas historias do periodo da guerra onde B-29 chegaram a fazer escalas em Natal . Historicamente nunca foi confirmado , mas pessoas que trabalhavam na base confirmaram que sim. Será que há algum documento do governo americano que confirme isso ?

    • Paulo Souza, não só documentos como fotos das Super Flying Fortress em Parnamirim.

      Detalhe: A primeira vez que um B-29 pousou por aqui foi em 25 de maio de 1944 foi o BUNO – 26235. E o código utilizado no ATC foi o de VHB(Very Heavy Bomber) para que num primeiro momento não desconfiassem de qual aeronave se tratava.
      http://www.google.com.br/imgres?q=B-29+in+Parnami

      • Excelente ,J.MessiaH, confesso que não tinha visto estas imagens de B-29 em Natal . Me lembro de um site que informava que o pessoal brasileiro tinha visto varios B-29 em missões para ataque ao Japão fazendo a rota via Brasil/Africa.

Comments are closed.