german luftwaffe eurofighter typhoon in flight b3 - Alemanha deve substituir seus Eurofighters antigos em novo programa da Airbus
A Alemanha está se preparando para encomendar novos Tranche 3B Eurofighters para substituir os 38 aviões Tranche 1 que planeja se aposentar. (Foto: Fine Art America)

O governo alemão substituirá toda a frota de aviões de combate Eurofighter Tranche 1 por um novo projeto revelado pela Airbus Defense and Space (DS) no dia 5 de novembro.

Falando nas instalações da empresa em Manching, perto de Munique, Kurt Rossner, chefe da área de negócios de combate aéreo, disse que a Airbus DS está perto de assinar um contrato com Berlim para substituir os 38 Eurofighters Tranche 1 da Luftwaffe sob um programa chamado Project Quadriga.

Essas aeronaves iniciais seriam vendidas para o mercado internacional antes de serem substituídas no serviço da Luftwaffe pelas novas plataformas Tranche 3, que incluirão o radar E-Scan Mk 1 de matriz ativa eletronicamente digitalizado (AESA) e software atualizado.

207258 1 - Alemanha deve substituir seus Eurofighters antigos em novo programa da Airbus
A nova aeronave será equipada com radares AESA – o primeiro entre os quatro países parceiros a receber uma atualização tão grande. (Foto: Luftwaffe)

“Eu diria que estamos há poucas semanas da assinatura do contrato do Projeto Quadriga com o governo alemão – estamos agora nos estágios finais”, disse Rossner, acrescentando que a venda antecipada dessas aeronaves antigas fornecerá a capacidade necessária para a Luftwaffe de substituí-los pelos modelos mais recentes.

As 38 aeronaves são compostas por sete biplaces e 26 monoplaces, com opções para outros cinco monoplaces. Ainda não foi garantido nenhum cliente para a venda dessas aeronaves Tranche 1.


Fonte: Jane’s

Anúncios