IPA7 Swing role configuration C J Gietl 600x400 - Alemanha pressiona EUA para potencial capacidade de ataque nuclear de seus Eurofighters
Luftwaffe quer certificar capacidade de ataque nuclear de seus jatos Eurofighter.

A Alemanha está pressionando Washington para esclarecer se deixaria o Eurofighter Typhoon transportar bombas nucleares como parte das defesas ocidentais compartilhadas, uma questão que poderia ajudar a decidir se Berlim encomendará mais jatos, disseram fontes familiarizadas com o assunto.

Embora não seja uma potência nuclear, a Alemanha abriga algumas ogivas nucleares dos EUA sob a política de compartilhamento nuclear da OTAN e opera uma série de aviões de guerra Tornado que podem libera-las. Novos jatos precisarão ser certificados por Washington para realizar missões nucleares, um processo que pode levar anos.

German Eurofighter front and Tornado back in Formation Copyright Andreas Zeitler Airbus 600x320 - Alemanha pressiona EUA para potencial capacidade de ataque nuclear de seus Eurofighters
Alemanha pretende substituir seus jatos Tornado, e o Eurofighter é um dos candidatos.

O Ministério da Defesa da Alemanha enviou uma carta ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos em abril perguntando se a certificação dos jatos europeus era possível, quanto custaria e quanto tempo levaria, disseram as fontes sob condição de anonimato.

Autoridades do alto escalão da Força Aérea dos EUA e do Pentágono estão trabalhando para responder à demanda alemã, disseram as fontes.

A proposta de vários bilhões de euros para substituir a frota de 89 Tornados da Alemanha, que deve se retirar de operação em meados da próxima década, coloca o Typhoon contra vários competidores dos EUA em um momento de tensão nos laços transatlânticos.

35898651 2257116177648237 8570226941288775680 n 600x324 - Alemanha pressiona EUA para potencial capacidade de ataque nuclear de seus EurofightersExecutivos da Airbus, Lockheed Martin e Boeing estão fazendo apresentações para o ministério da defesa nesta semana, depois de enviar uma grande quantidade de informações sobre seus respectivos aviões de guerra em abril, com o lançamento formal do competição esperada no final deste ano, disseram fontes da indústria.

O Ministério da Defesa da Alemanha não quis comentar o assunto, e nenhum comentário foi imediatamente disponibilizado pelo Pentágono.

O caça furtivo F-35 da Lockheed já está programado para ter a capacidade nuclear no início de 2020, enquanto o Eurofighter ainda precisaria de certificação.

A Airbus informou que está confiante de que o Eurofighter – um projeto conjunto com a BAE Systems, da Grã-Bretanha, e com a Leonardo, da Itália – poderia ser certificado até 2025. Fontes familiarizadas com o Eurofighter disseram que podem reconfigurar o jato europeu para levar bombas nucleares.

Mas fontes do governo dos EUA dizem que o cronograma é ambicioso, já que o F-35 e outras aeronaves devem ser certificadas primeiro. Washington sugeriu que pode levar de 7 a 10 anos para certificar o Eurofighter para missões nucleares, muito além da data de retirada do Tornado, segundo uma fonte militar alemã.

German Multirole Eurofighter1 600x400 - Alemanha pressiona EUA para potencial capacidade de ataque nuclear de seus EurofightersAo mesmo tempo em que instam a Europa a aumentar os gastos com defesa, as autoridades americanas estão preocupadas com a possibilidade de serem excluídos dos projetos europeus de defesa depois que 25 governos da União Europeia assinaram um pacto em dezembro para financiar, desenvolver e mobilizar suas forças armadas.

Autoridades norte-americanas também avaliarão se o Eurofighter poderá sobreviver a uma missão em território inimigo para lançar uma bomba nuclear sem capacidade furtiva em um momento em que a Rússia e outros futuros inimigos potenciais reforçaram seus sensores e defesas aéreas, disse uma segunda fonte.

O F-35 é o único avião em operação que tem essa capacidade de evasão radar, mas a Boeing e o grupo Eurofighter argumentam que suas aeronaves podem trabalhar em conjunto com equipamentos de interferência.

Luftwaffe Eurofighter Typhoons 940x620 600x396 - Alemanha pressiona EUA para potencial capacidade de ataque nuclear de seus EurofightersVolker Paltzo, presidente-executivo da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, disse nesta semana que continua confiante de que o Eurofighter poderia assumir as funções do Tornado, e que a empresa tinha uma estratégia para lidar com um processo de certificação.

Ele disse que o Tornado foi recertificado com sucesso várias vezes após grandes atualizações.


Fonte: Reuters

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Pelo visto o governo Merker não vai comprar o F-35 que a Luftwaffe quer. EsseTyphoon é uma caro e brilha no radar não sobrevive a AAe russa.

  2. devem estar contando com um 5G com os franceses para o futuro proximo

  3. Nada como o i.enso exercicio militar russo e chines pra abrir o olho dos alemaes.

Comments are closed.