Helicóptero Tiger da Alemanha durante operação no Mali.

Por razões de segurança, as Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) suspenderam todo o voo e as operações de treinamento com o helicóptero de combate de última geração Tiger.

De acordo com informações do jornal Spiegel, a fabricante do helicóptero emitiu anteriormente uma mensagem de aviso, já que um componente importante para o controle do rotor do Tiger pode ter um defeito de material. Agora, todos os helicópteros têm que ser testados e, na quinta-feira, um aviso do Comitê de Segurança Aérea foi emitido por causa do aviso.

O componente afetado é um parafuso do controle do rotor (“Main Rotor Control”) do helicóptero mais moderno da Bundeswehr. Algumas dessas peças de titânio podem ter fragilização do hidrogênio e podem quebrar durante o voo, de acordo com a Airbus Helicopters. De acordo com analistas, uma rachadura durante o voo no pior dos casos poderia levar ao acidente do helicóptero.

Apenas 11 dos 53 helicópteros estão operacionais

Já em 2 de agosto, o exército que operava os Tigers ordenou o aterramento imediato de todos os helicópteros por causa do aviso. Nas Forças Armadas federais, foi divulgada uma medida de segurança.

Após uma inspeção inicial, a Bundeswehr descobriu que o componente potencialmente defeituoso não estava apenas no Tiger, mas também no helicóptero de transporte NH90 e no helicóptero de treinamento EC135. No entanto nos outros helicópteros o componente “não estava em locais relevantes para a segurança” e as operações de voo continuam com os dois helicópteros, conforme informado pela Bundeswehr.

O chamado aterramento da frota tem conseqüências consideráveis ??para o treinamento de voo dos pilotos da Bundeswehr. As revisões devem ser feitas o mais rápido possível. Atualmente, os Tigers não são usados ??no exterior e os helicópteros estão no Mali Africano para uma missão da ONU.

A suspensão de voo de toda a frota Tiger ilustra mais uma vez os enormes problemas da Bundeswehr com seus sistemas de combate. O exército conta atualmente com 53 helicópteros fabricados pela Airbus Helicopters, mas em média apenas 11,6 estavam operacionais no ano passado.


Fonte: Spiegel

Anúncios

8 COMENTÁRIOS

Comments are closed.