Antonov AN-178, by Oleg Belyakov (1)
Antonov AN-178 / Foto: Oleg Belyakov, em caráter ilustrativo

De acordo com o jornal ucraniano Kyiv Post, a Força Aérea Real Saudita (RSAF) está interessada em adquirir 30 unidades da aeronave multifunção AN-178, fabricada pela empresa estatal ucraniana Antonov. 

Segundo as informações, um memorando de entendimento foi assinado ontem por representantes dos dois países, Ucrânia e Arábia Saudita, definindo os parâmetros da negociação. A aquisição é dada como certa; não foram revelados, entretanto, os valores envolvidos.

Antonov AN-178, by Oleg Belyakov
Antonov AN-178 / Foto: Oleg Belyakov, em caráter ilustrativo

voo inaugural do AN-178 foi realizado no último dia 7 de maio. Atualmente a aeronave passa por uma série de testes de aeronavegabilidade com vistas às certificações necessárias para que a mesma possa entrar em operação.

O AN-178 é uma aeronave multifunção voltada para os mercados civil e militar, podendo ser operada desde pistas semipreparadas.

A aeronave possui um compartimento de carga medindo 16,650 m (incluindo a rampa), ou 12,85 m (excluindo a rampa), com área útil de 40 m², e um volume de 125 m³.

Antonov AN-178

Principais características

  • Envergadura: 30,580 m
  • Comprimento: 32,948 m
  • Altura: 10,140 m
  • Tripulação: 3 1 (piloto, 1 copiloto e 1 engenheiro de voo)
  • Motorização: 2 motores turbofan Progress D-436-148FM
  • Velocidade máxima de cruzeiro: 825 km/h
  • Teto de serviço: 12.200 m
  • Capacidade de carga: 18 toneladas
  • Alcance: 1.000 km (totalmente carregado)

ou

  • 2.000 km (com 15 t de carga)
  • 4.000 km (com 10 t de carga)
  • 5.500 km (com 5 t de carga)

Missões

  • Transporte de cargas e tropas
  • Evacuação Aeromédica
  • Transporte de veículos leves e médios
  • Lançamento de cargas e paraquedistas em todas as altitudes
  • Lançamento a baixa altura (LAPES – Low Altitude Parachute Extracting System)
Antonov AN-178, by Vitaliy Nesenyuk (3)
Antonov AN-178 / Foto: Vitaliy Nesenyuk, em caráter ilustrativo

Apesar da Antonov ainda não ter divulgado abertamente o valor de venda da aeronave, especialistas do setor aeronáutico estimam um valor inicial na faixa de US$ 40 – 70 milhões, variando de acordo com a configuração.

O AN-178 é um concorrente potencial para as seguintes aeronaves:

  • Alenia C-27J Spartan
  • Airbus Military C295
  • Lockheed Martin C-130J
  • Embraer KC-390

Se efetivada, esta não será a primeira aquisição de aeronaves fabricadas pela Antonov por parte da Arábia Saudita.  Em maio deste ano foi anunciada a efetivação de uma negociação pela qual os sauditas fabricarão sobre licença uma versão especializada do cargueiro ucraniano Antonov AN-32. A nova aeronave, que será empregada para fins civis e militares, foi designada AN-132, e será equipada com motores Pratt & Whitney Canada, além de possuir uma aviônica totalmente ocidental, possuindo assim melhores características de desempenho, incluindo maior autonomia e capacidade de carga.

Sobre o Antonov AN-178:

divider 1FONTE: Kyiv Post

EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

14 COMENTÁRIOS

  1. Bem que poderiam ir de KC-390. Essa máquina, pelos equipamentos ocidentais que incorpora, indica que poderá conquistar muito mercado. Bom currículo possui, é só ler o nome do fabricante. O vídeo postado já diz tudo.

  2. Enquanto o projeto do KC390 patina por falta de recursos, eis um concorrente que começa a despontar, com inclusive promessa de compra. Que tristeza!!!

  3. Compraram 30 então significa que eles precisam de 10 em disponibilidade. Esses troços de asa russo e ucraniano são assim! A Manut deles é terrível! Os aviões são bonitos e coisa e tal, mas entrou na manut pode esquecer!

    • é exatamente isso que estamos vendo na Síria. os aviões russos estão todos groundeados. SQN

      voces precisam parar de achar que tudo o que é russo ou ucraniano não presta. só lembre-se que quando alguem precisa de uma carga volumosa, eles chamam os avioes que esses caras aí produzem, porque são os unicos capazes. estão sempre voando, subindo e descendo como foram feitos pra ser…..
      Ah… não foram os C-27j novos em folha que foram sucateados no afeganistão esses tempos atras?

  4. E o pessoal do site Plano Brasil copiou na cara mais dura o nosso conteúdo, sem indicar a fonte do texto. QUE FEIO ISSO!
    http://www.planobrazil.com/sauditas-de-olho-no-an

    Montaram o artigo deles com base no texto de dois artigos nossos:
    http://www.cavok.com.br/blog/antonov-an-178-para-
    http://www.cavok.com.br/blog/videoimagens-antonov

    E nem se deram ao trabalho de editar direito, como pode ser visto no trecho abaixo, proveniente do segundo link do Cavok, indicado acima:

    “Voltado para os mercados civil e militar, o AN-178 pode ser operado desde pistas semipreparadas, e foi projetado para substituir as aeronaves de transporte AN-12, AN-26 e AN-32. Seu projeto foi anunciado em 5 de fevereiro de 2010. A apresentação (roll out) da aeronave foi realizada no último dia 16 de abril e primeiro voo ocorreu ontem (7 de maio de 2015).”

    O PRIMEIRO VOO OCORREU ONTEM?

    Já que usaram nosso conteúdo, deveriam ser profissionais, indicando corretamente a fonte do texto.

Comments are closed.