Aeronave de transporte An-132D.

A Ucrânia suspendeu uma joint venture com a Arábia Saudita para produzir a aeronave de transporte militar An-132.

O presidente da ucraniana Antonov State Company, Alexander Donets, que fabrica a aeronave, anunciou na sexta-feira passada que a empresa continuará a construir as aeronaves, mas com um novo parceiro.

“No âmbito deste projeto, um An-32D foi construído e os testes começaram, mas por razões não relacionadas à empresa Antonov, esse processo foi interrompido. Houve mudanças nos parceiros do projeto na Arábia Saudita”, disse Donets.

Em fevereiro de 2016, a Arábia Saudita assinou acordos com várias empresas, incluindo a Antonov da Ucrânia, para estabelecer cinco organizações especializadas na transferência e localização de tecnologias avançadas nos campos de aeronaves militares e civis, satélites, radares e energia limpa.

A cidade de Ciência e Tecnologia King Abdulaziz (KACST) e a empresa Antonov planejaram uma joint venture para construir um total de 80 aeronaves, algumas na Ucrânia e as outras na Arábia Saudita.

O Antonov An-132 é uma versão avançada do avião de carga An-32. Em dezembro de 2016, o primeiro modelo da An-132 sobrevoou a Ucrânia, na presença do presidente ucraniano, Petro Poroshenko, e de representantes da Arábia Saudita.

Observadores acreditam que a suspensão da joint venture é resultado da reaproximação do Reino Saudita com a Rússia.


Fonte: Middle East Monitor

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Devagar a Antonov vai morrendo, An-132, An-70,An-178, An-158, An-188 etc… A Rússia era o maior consumidor de Antonovs, mas com está briga, foi duro o golpe na fabricante de aviões Ucranianos….

  2. A Ucrânia herdou muita coisa do bloco soviético, não fosse sua ‘abertura de pernas’ em muitos aspectos militares como abrir mão de ser uma potência nuclear, acabou por comprometer sua significância no mundo e agora vê enfraquecer sua indústria aeronáutica que ‘cá entre nós’ produziu muitas ‘pérolas’ outrora quando no regime comuno/socialista.

  3. Depois do problema da Arábia com a Novaer e agora com a Antonov, acho que o problema é outro.

    • Você está confundindo Arábia Saudita com Emirados Arabes Unidos(EAU)).

Comments are closed.