115284472_055005809b

Uma grande parte do Brasil esteve em pânico na noite passada devido a um grande blecaute que atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e outras grandes cidade da América do Sul durante várias horas. A situação parece que voltou ao normal, mas a sitação alarmante foi alta: foi temido um ataque terrorista, e enquanto cidades grandes ficaram na escuridão o medo do crescimento da criminalidade aumentou.

O problema foi causado por uma interrupção no serviço de fornecimento de energia da Usina de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Alguns dos principais aeroportos também foram afetados pelo blecaute, como informado pela Globo, no portal G1, onde a falta de iluminação nas pistas de pouso atrasaram pousos e decolagens, apesar de órgaos da Aeronáutica afirmar que não houve queda no fornecimento de energia para esses serviços. De qualquer maneira, mesmo que as operações não tivessem sido interrompidas, vários passageiros chegaram atrasados e os taxistas recusavam algumas corridas pois poderiam atravessar perigosas áreas urbanas.

Inclusive outros transportes públicos como metrô e, acima de tudo, os trens tiveram seus serviços paralisados, dificultando até mesmo os passageiros  que queriam sair das estações.

“A razão mais provável é que houve um acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão”, disse um operador num comunicado. “Esse acidente provavelmente provocou outros, num fenômeno conhecido como efeito dominó.”

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS