F 009 taxiing in after landing - Após "batismo de espuma", primeiro F-35A holandês ficará fora de voo por três semanas
A aeronave F-35A “F-009” recebeu por engano um banho de espuma na chegada na Base Aérea de Leewarden, Holanda.

Quando a Real Força Aérea Holandesa (RNLAF) recebeu seu primeiro caça F-35A operacional na Base Aérea de Leeuwarden, no dia 31 de outubro, todo o país estava de olho na nova aeronave. Mas o momento do “batismo” da aeronave acabou roubando a cena.

20471936 7638843 image a 22 1572607161468 - Após "batismo de espuma", primeiro F-35A holandês ficará fora de voo por três semanasA chegada do primeiro caça F-35A operacional na Holanda foi descrita como “histórica” ??pelo Ministério da Defesa holandês em um comunicado. Mais de 2.000 pessoas foram convidadas para a cerimônia de boas-vindas. A aeronave decolou de Cameri, Itália, onde havia sido montada.

Antes do pouso, Ian Knight, comandante do Esquadrão de Teste e Avaliação 323, saudou a platéia com uma passagem em formação com três aeronaves antecessoras: um F-16, um Hawker Hunter e um Spitfire.

rnlaf f 35 foam party - Após "batismo de espuma", primeiro F-35A holandês ficará fora de voo por três semanasMas assim que o jato F-35A pousou na pista de Leeuwarden, a cerimônia deu uma guinada inesperada. A aeronave seria recebida pela tradicional “saudação de água” de dois caminhões de bombeiros. No entanto, um deles não borrifou água, mas encharcou a aeronave com espuma de combate a incêndios.

O erro deverá suspender o voo com a aeronave por duas semanas, pois agora será inspecionada quanto a danos. “A espuma extintora pode ter um efeito corrosivo, por isso estamos em consulta com o fabricante sobre o que devemos verificar, por exemplo, certas aberturas ou o motor”, disse um porta-voz do ministro da Defesa. O revestimento especial do F-35A, que supostamente absorve ondas de radar, pode ter sido danificado, além disso, os técnicos precisam verificar se há espuma no motor.

yourfile 6 - Após "batismo de espuma", primeiro F-35A holandês ficará fora de voo por três semanasAté o momento, oito caças Lockheed Martin F-35A foram entregues na Holanda, dos 46 que o país encomendou para substituir sua frota antiga de F-16. Atualmente, eles permanecem nos Estados Unidos para fins de treinamento. Um segundo avião de caça é esperado na Holanda dentro de três semanas.

Anúncios