tu-134Em Outubro de 1986, durante o voo 6502 da Aeroflot, um piloto de Tu-134 fez uma aposta com seu co-piloto.

Na aposta, o piloto Alexander Kliuyev, disse que poderia fazer um pouso só por instrumentos. Ele puxou as cortinas impedindo a visualização do exterior e ignorou os avisos de proximidade com o solo e as ordens para subir. O avião pousou a mais de 280 km/h. O piloto arremeteu e de volta ao ar, o Tu-134 girou e caiu de cabeça para baixo. Dos 70 passageiros e 4 membros da tripulação, 63 morreram.

Kliuyev sobreviveu e foi condenado a 15 anos de prisão.

FONTE: Cold War Soviet Aircraft

NOTA DO EDITOR: Até hoje não está claro quantos passageiros estavam a bordo. Só na década de 1980, mais de 2 000 passageiros perderam a vida em acidentes da Aeroflot.

35 COMENTÁRIOS

  1. Putz, 15 anos é pouco, merecia ter ficado o resto da vida preso por brincar com as vidas abordo do qual ele era responsável.

    • Bingo! Aí que reside o problema. A Aeroflot sofreu muitos acidentes durante os anos 1980. As informações até hoje estão incompletas. A verdade nunca virá a tona. Culpar os pilotos era uma prática recorrente dos soviéticos para aliviar os equipamentos. Se a memória não me trai, a Aeroflot era proibida de voar nos EUA.

      • Os Tu-134 nunca tiveram homologação da FAA. Para os EEUU, era somente os IL-96, mas ainda nos anos 1980 as leis de restrição de poluentes acabaram com a liberalidade… só em 1994 é que a Aeroflot voltou a operar nos EEUU, e isso porque usava Airbus A-300…

        • Perseguição imperialista, só porque a empresa não operava um mês sem perder um avião.

    • Talvez não tivessem a figura do dolo eventual em sua legislação, o popular dane-se

      Nesse caso, como seria temerário acusar um piloto, de uma companhia símbolo do estado, de propositadamente matar quase 70 pessoas, sobrou imprudência apenas. Um 'simples' acidente…

  2. Mais um exemplo de incompetência estatal, a ideia de uma empresa ser administrada pelo estado é muito absurda.

    • Caso a história onde o piloto é culpado seja real….a culpa é única e exclusivamente dele, e não do Estado. Neste caso…

    • Te prepara que virão mais duas…

      Teremos uma DARPA agora hauhauhauhua

      E outra que só servirá para onerar ainda mais as passagens aéreas!

      Mas calma, nossos militares, bastiões da moralidade e probidade pública, sempre perseguidos pelos governos civis e revanchistas, acham que elas serão imprescindíveis para segurança e desenvolvimento nacional!

  3. Quanta estupidez do piloto. Pobres mortais que perderam suas vidas poe tamanha idiotice.

  4. Eficiência estatal em doses cavalares: Companhia aérea estatal, fabricante de aviões estatal, controle de voo estatal.

  5. O que os russos já fizeram de coisa sem noção… Incrível o mundo não ter entrado em colapso nuclear… As vezes fico imaginando como teria sido se desde o começo russos e americanos tivessem sido aliados, acredito num mundo melhor

    • O EUA iria querer ´´mandar´´ nos sovieticos, Stalin e seus companheiros nunca aceitariam isso.

  6. O Brasil ja teve um acidente onde o avião FH-227(F-27 fabricado pela Fairchild) Cargo da TABA estava sendo pilotado por um passageiro. Um antigo funcionário da TABA. Por conta disso o seguro não pagou o prejuízo. O passageiro que estava pilotando foi o único sobrevivente. http://aviation-safety.net/database/record.php?id

Comments are closed.