A Virgin Galactic deve realizar nos próximos meses o primeiro voo espacial com a Space Ship Two.

O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita e o Virgin Group (Virgin) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo para uma parceria sob a qual o PIF pretende investir aproximadamente US$ 1 bilhão na Virgin Galactic, The Spaceship Company e Virgin Orbit, com uma opção de US$ 480 milhões de investimento futuro adicional em serviços espaciais.

A intenção de investimento foi acordada pelo Príncipe Mohammad bin Salman Al-Saud, Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita, Vice-Primeiro-Ministro, Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos e de Desenvolvimento e do PIF, e Sir Richard Branson, Fundador do Grupo Virgin. A orientação estratégica para a parceria foi fornecida pelo Ministério da Economia e Planejamento do Reino da Arábia Saudita.

A parceria PIF e Virgin cria uma plataforma forte para melhorar o papel da tecnologia inovadora no plano do Reino para uma economia moderna e diversificada, que é uma parte central da Visão 2030.

O príncipe Mohammad bin Salman Al-Saud, disse: “Esta parceria com o Virgin Group reflete os grandes avanços que o Reino está fazendo em nossa visão para uma economia diversificada baseada no conhecimento. O futuro da Arábia Saudita é uma questão de inovação, como mostrado na Iniciativa de Investimento Futuro desta semana, e através de parcerias com organizações como o Virgin Group, faremos contribuições ativas para os setores e tecnologias que estão impulsionando o progresso em uma escala global”.

Sir Richard Branson, fundador do Virgin Group, disse: “Estamos muito satisfeitos em receber o Reino da Arábia Saudita como nossos novos parceiros na Virgin Galactic, The Spaceship Company e Virgin Orbit sob a liderança de Sua Alteza Real Mohammad bin Salman Al-Saud. Estamos agora a apenas alguns meses de distância da Virgin Galactic seguir para o espaço com pessoas a bordo e a Virgin Orbit entrando em órbita e colocando satélites ao redor da Terra. Este investimento nos permitirá desenvolver a próxima geração de lançamentos de satélites e acelerar o nosso programa de viagens espaciais supersônicas ponto a ponto”.

O memorando de entendimento foi assinado por Yasir bin Othman Al-Rumayyan, Diretor Gerente do PIF, e Patrick McCall, Diretor Gerente Sênior do Grupo Virgin, durante a Iniciativa de Investimento do Futuro (FII) que acontece em Riade nesta semana.

O investimento pretendido, sujeito à aprovação regulamentar, resultará no PIF assumindo uma participação significativa na Virgin Galactic, The Spaceship Company e Virgin Orbit, ao lado do Virgin Group e do Aabar Investments de Abu Dhabi. Isso apoiará os planos de voo espacial humano das empresas e acelerará as capacidades operacionais e operacionais da Virgin Orbit. Também ajudará o desenvolvimento de sistemas de lançamento de satélites pequenos de baixo custo de próxima geração e capacidades de viagens supersônicas comerciais de ponto a ponto; e inclui a possibilidade de desenvolver uma indústria de entretenimento centrada no espaço no Reino da Arábia Saudita.

As Empresas e o PIF cooperarão para execução de um roteiro mutuamente acordado para a indústria espacial da KSA, de acordo com as leis aplicáveis, incluindo os controles de exportação dos EUA.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA