PAMPA III - Marcelo Garay AndeSpotters
IA-63 PAMPA III, matrícula EX-03, durante a realização do voo de teste , ocorrido no último dia 14 de agosto (Foto: Marcelo Garay / AndeSpotters)

Sem muito alarde, no último dia 14 de agosto, às 15:32 hs (hora local), a aeronave de treinamento e ataque leve IA-63 PAMPA III realizou um voo de teste.

PAMPA III - José Soria
IA-63 PAMPA III, matrícula EX-03, momentos antes da realização do voo de teste , ocorrido no último dia 14 de agosto (Foto: José Soria / AndeSpotters)

O avião, matrícula EX-03, atribuído ao Centro de Ensaio de Voo da FAA, decolou da pista da Escuela de Aviación, junto a FAdeA, em Córdoba.

Segundo a programação oficial, a aeronave será formalmente apresentada ao público no próximo mês de outubro, numa cerimônia que será atendida da presidente argentina, Cristina Kirchner.

O Pampa III foi desenvolvido pela então Fábrica Militar de Aviones (FMA), da Argentina, a partir do jato subsônico Alpha Jet, concebido na década de 1970 pelo consórcio franco-alemão Dassault-Dornier. Atualmente, o desenvolvimento da aeronave é de responsabilidade da Fábrica Argentina de Aviones “Brigadier San Martín” S.A., FAdeA, que foi criada em dezembro de 2009.

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FONTE: AndeSpotters – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Retratam o evento

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12 COMENTÁRIOS

  1. É bom acelerar mais esse projeto que dentre de poucos meses o Mirage III dará adeus e o IA-63 PAMPA III "suprirá" seu papel de defesa aérea argentina.

  2. Esse lixo hermano voador se levar um pote de azeitona como carga útil é muito.

    Ataque? Só se for do tipo Kamikaze.

  3. Britânicos e Kelpers, tremei! Agora as ilhas vão! Vão continuar sendo britânicas!
    Esse Alpha Jet sulamericano foi projetado no final dos anos 1970. Graças ao gobierno hermano, levaram vinte anos para produzirem umas 20 células, ou nem isso!
    A Vought Aircraft quase entrou numa roubada. Ela selecionou esse jacto (renomeado Pampa 2000) para a concorrência da USAF de treinamento primário, concorrência na qual venceu o T-6 Texan II, isso lá pelo meio dos anos 90.

    Fundo do poço da FAA!

    Super trunfo:

    ………………………………………….PAMPA II…………………….A-29
    Vel. Máxima……………………….819km/h………………..590km/h
    Alcance (comb. interno)……1.500km………………..1.445km
    Payload……………………………..2.000kg………………….1.500kg

    • O item 4 desse super trunfo podia ser o numero de aeronaves construídas. rsrsrs

  4. Amigos,

    Esse é ( ou deveria ser… ) "o caça" da Argentina por agora…

    No meu entender, todos os recursos não essenciais dos quais dispõem para a FAA deveriam ser remetidos a esse caça, que é o que poderia prover nesse resto de década ao menos uma força coesa de ataque e manter o espaço aéreo argentino a salvo de voos ilícitos… Permitiria substituir os cansados A4 e manter um nível mínimo de adestramento em técnicas de combate condizentes com nossa época…

    Outro projeto no qual deveriam insistir é no IA-73. Se produzido, poderia substituir o Turbo Mentor e, a exemplo do Texan II, gerar um COIN para substituir os Pucará… Talvez fosse viável até substituir os Tucano, deixando a força mais enxuta e padronizada…

  5. Acho que foi só propaganda… não tem vídeo ou registro algum desse voo… não tem nada, só anúncio..

    Essa suposta fábrica de aviões é usada apenas para fins políticos.

  6. Não Ulisses, não é… essa foto foi enviada ontem a noite diretamente para o Valduga, que é amigo do Marcelo Garay. Quanto ao design, vc esperava o que do Pampa III?

  7. O PAMPA é o projeto Alpha Jet fornecido pelos alemães…e os argentinos conseguiram downgroudear ele…

  8. Eis um projeto que os indianos poderiam ter abraçado, bem melhor que aquele trocinho que eles desenvolveram…

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