A Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) prepara uma proposta à Bolívia de seu jato militar Pampa III. Cada unidade custa entre US$ 12 a 15 milhões.

A proposta foi confirmada pelo gerente comercial da FAdea, Jorge Catagneris. A idéia é que as autoridades bolivianas se interessem pelo Pampa, aeronave “úteis para o treinamento militar”. Segundo Catagneris observou, o Pampa é um avião com autonomia de 4.000 km, com custo por unidade que varia de US$ 12 a 15 milhões, de acordo com seus equipamentos.

O interesse dos executivos da FAdeA é agora se concentrar no mercado regional, já que até agora suas operações se concentraram na Argentina. O embaixador argentino na Bolívia, Normado Álvarez, assegurou que o Pampa é um avião “valioso” e que a proposta é trazer um modelo para mostrar às autoridades bolivianas.

A possível compra da aeronave foi incluída na agenda de palestras a serem discutidas na reunião que se realizará em Buenos Aires em novembro, entre o presidente boliviano Evo Morales e seu homólogo argentino, Mauricio Macri.

Álvarez também convidou o ministro boliviano da Defesa, Reymi Ferreira, para visitar a Argentina com antecedência e conhecer a operação dessas aeronaves.

A Bolívia desativou seus T-33 neste ano e agora necessita adquirir aeronaves que “permitam fazer o trabalho de interdição” contra aviões que contenham substâncias ilícitas.


FONTE: La Razon

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Estranho uma empresa que só tinha o governo local como alvo de público para vender seus produtos… Decisão acertada em tentar expandir, acredito que aqui na América do Sul possam haver até 3 países que podem se interessar, mas não sei se vinga acho que tem produtos bem melhores no mercado nessa faixa de preço

  2. Longe do bolivarianismo, ainda torço para que haja mais integração e comércio dentro da América do Sul. Torço bastante para que esta negociação saia. Será muito bom para os argentinos; poderá ser o início de um processo de renascimento da FAdeA.

    • Uruguai e Paraguai seriam bons mercados para a FAdeA , mas acho que demoraram muito para tentar vender o Pampa.

    • Penso o mesmo , e se olharmos com mais carinho para este Pampa ,veremos que ha lugar para ele até nas nossas FAs , sucesso ao "Peso pena "!

  3. Pois eu quero este Alphajet roncoio longe daqui.

    O Brasil tem acesso a coisa melhor e mais moderna.

Comments are closed.