O raro P-51H Mustang de Nicolas Coutches, que estará presente no AirVenture 2019. (Foto: John King / FlyerFocus.com)

O EAA AirVenture Oshkosh 2019 verá muitos warbirds raros no local, incluindo o P-51H Mustang de Nicholas Coutches, que é um dos únicos dois Mustangs modelo H que estão em condições de voo.

O avião P-51H de Coutches se aventurará em Oshkosh como parte da reunião chamada “Mustangs for Bud” em homenagem ao Coronel Bud Anderson. Pela primeira vez na história recente, a maioria das variantes do Mustang estará na Fightertown, em Oshkosh, incluindo o P-51B, o P-51C, o P-51D, o P-51H e o XP-82 Twin Mustang. Os participantes também poderão ver o Mustang XP-51 da EAA no EAA Aviation Museum.

Voado pela primeira vez em fevereiro de 1945, o Mustang modelo H era basicamente um projeto totalmente novo e compartilha muito poucas peças com modelos anteriores. Mais de 500 P-51Hs foram construídos, mas nenhum deles serviu na Segunda Guerra Mundial e a maioria acabou com unidades da Guarda Nacional Aérea dos Estados Unidos. Chegando a quase 600 quilos mais leve que o Mustang modelo D, o modelo H também foi o P-51 de produção mais rápido.

Anúncios