Um astrônomo amador holandês conseguiu registrar em fotografia um raro vislumbre do secreto avião espacial X-37B da Força Aérea dos EUA que está ainda no espaço.

Rafl Vandebergh, da Holanda, disse que esteve caçando a sonda robótica por meses e finalmente conseguiu rastreá-la em maio. Mas demorou um pouco mais para obter fotos do veículo. “Quando eu tentei observá-lo novamente em meados de junho, não deu, pois o veículo não cumpriu com a rota projetada“, explicou Vandebergh. “Acontece que ele manobrou para outra órbita. Graças à rede de observadores de satélite amadores, ele foi rapidamente encontrado em órbita novamente, e eu pude tirar algumas fotos no dia 30 de junho e 2 de julho.

X-37B retorna à Terra durante a missão OTV 4 em 2016

O X-37B, também conhecido como Veículo de Teste Orbital (Orbital Test Vehicle – OTV), parece uma versão em miniatura do Ônibus Espacial (aposentado) da NASA.

É realmente um objeto pequeno, mesmo a apenas 300 quilômetros de altitude, por isso não espere o nível de detalhes das imagens terrestres do Ônibus Espacial real que conseguíamos“, disse Vandebergh.

Levando isso em consideração, as novas imagens capturadas excederam em muito as expectativas de Vandebergh.

Podemos reconhecer um pouco do nariz, do compartimento de carga e da cauda desse mini-ônibus, com até mesmo um sinal de detalhes menores“, disse ele.

Ônibus Espacial Discovery fotografado por Vanderbergh em 2010

Vandebergh capturou as fotos usando um telescópio de abertura de 10 polegadas F/4,8 com uma câmera CMOS mono Astrolumina ALccd 5L-11. “O rastreamento foi totalmente manual através de um buscador 6×30”, disse ele.

O X-37B já está no Espaço a mais de 666 dias. É o quinto voo do programa – OTV 5.

OTV-5 começou no dia 7 de setembro de 2017. O veículo foi posto órbita por um foguete Falcon 9 da SpaceX.

As missões X-37B estão sob responsabilidade do 3rd Space Experimentation Squadron com sede na Base Aérea de Schriever, no Colorado, EUA. Este esquadrão supervisiona as operações do X-37B e é classificado como a principal organização do Comando Espacial da USAF para demonstrações espaciais, iniciativas, testes experimentais e coleta de informações – sobre e além do planeta Terra.

E isso pode ser um sinal do que a nave robótica está fazendo – ambos olhando para a Terra e além…


Com informações de Space.com

Anúncios

2 COMENTÁRIOS