Um ataque de morteiro teria destruído pelo menos sete aviões russos na Síria. (Imagem ilustrativa – MoD Russo)

Pelo menos sete aviões russos foram destruídos por um ataque de morteiro na Base Aérea de Hmeymim na Síria em 31 de dezembro, o jornal russo Kommersant relatou na quarta-feira, citando duas fontes.

Na maior perda de equipamento militar para a Rússia desde que lançou ataque aéreo na Síria no outono de 2015, mais de 10 militares foram feridos no ataque feito por “islamitas radicais“, segundo a notícia.

Pelo menos quatro bombardeiros Su-24, dois caças Su-35S e um avião de transporte An-72, bem como um depósito de munições, foram destruídos pelo ataque, disse Kommersant em seu site, citando duas fontes “militares-diplomáticas“.


FONTE: Reuters


Nota do editor: O evento relatado ainda não foi oficialmente confirmado pelo Ministério da Defesa russo.

Anúncios

29 COMENTÁRIOS

  1. Conflito na siria para os Russos sera como é o Iraque e Afeganistao pros Eua , nao vai acabar tao cedo .

  2. Que estrago, quantos milhões no lixo por conta de um simples morteiro..
    Já não é a primeira vez, parece que os russos estão dormindo no ponto em relação a segurança nas redondezas da Base Aérea..

    • Talvez algumas salvas com varios lançadores pudessem danificar algumas aeronaves , mas um morteiro só fazer tal estrago é surreal.Isso é estrago para um tiro de artilharia.

  3. A Rússia vem acusando os Estados Unidos de treinar grupos terroristas na Síria para lutar contra Assad. Na base ilegal que os EUA tem na Síria . Daqui a pouco, a Síria e as Forças Russas vão começar a atacar esses terroristas que os EUA chamam de oposição ou terroristas moderados de Washington.

    Morteiros destruir 10 aeronaves é um grande exagero….

    • Tem entrevista do Putin explicando o óbvio. Nessa terra, é um bando de mercenário. Os EUA armavam e treinavam a suposta oposição, e o cara trocava de lado na primeira oportunidade. https://www.youtube.com/watch?v=VbZDyr2LkdI

      Onde estão os corpos dos soldados do ISIS? Em lugar algum, pois simplesmente desertaram e procuram um novo patrão.

      O Trump (que vcs amam) suspendeu o programa da Cia de suporte os rebeldes. Esse foi um dos motivos da derrota do ISIS.

    • Faça um favor aos demais, e pare com essa conversa da ilegalidade americana na Síria.
      Assad é um sanguinário, que começou por assassinar pessoas que se manifestavam contra o seu regime, na sequência da Primavera Árabe, e durante a Guerra Civil já usou até armas químicas contra o seu próprio povo.

      O Kremlin diz que tem uma "presença legal" porque foi chamado a intervir pelo Regime Ditatorial de Assad, já com a Guerra Civil instaurada. Sabe onde isso aconteceu também? No Afeganistão na década de 1980, e acabou com os russos a saírem de fininho. A retórica da legalidade é a mesma.

      É uma Guerra Civil por procuração, isso é um facto, e isso já é triste o bastante.
      Assim como o separatismo russo na Crimeia, e o abate "legal" de um avião de passageiros com 300 pessoas a bordo, tudo coberto com o manto sagrado da legitimidade.

      • Você escreveu um monte de coisas e não justificou a legalidade da presença americana na Síria.

        • Numa gerra por procuração como esta , com os mentores prestando assistencia in loco, a legalidade é a primeira coisa a tornar-se irrelevante . Não que concorde com isso mas é a realidade.

        • Compreendo que o típico "What Aboutism" soviético" ainda lhe faça eco na cabeça. Por isso falha o essencial.

          Numa Guerra de Procuração não há presença estrangeira legítima, porque quem morre são sírios a mando de terceiros – no caso EUA e Rússia.

          Os do lado americano apoiam-se na Resolução 2249 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que autorizou os países membros a tomarem todas as acções necessárias para combater o ISIS na Síria e no Iraque. Esta resolução foi aprovada pela Rússia.

          Além do mais, de recordar que os EUA ou seus aliados não têm presença oficial DENTRO da Síria.

          A presença russa não é mais legal que as outras, como tentam repetir até se tornar numa verdade indesmentível. Que não é! É uma Guerra por Procuração.

          PS – Não se esqueça da Invasão da Crimeia, e do avião da Malaysian Airlines.

          • O que é que a invasão da Crimeia e o ataque do avião malaio tem com a presença ilegal dos americanos na Síria?

            • Ou o companheiro não entende ou então o meu português não é aceitável…

              É exactamente a mesma coisa!! Os americanos estão ilegalmente na Síria, na exacta mesma medida em que os russos não estiveram/ não estão legalmente no leste da Ucrânia.

              Duas faces da mesma moeda.

  4. Morteiros causando todo esse estrago?
    Creio que haja um certo exagero ai

    • O problema não foi a precisão dos morteiros, mas sim a interpretação da notícia. Da maneira como está, da a impressão de que apenas um único morteiro fez o estrago todo. Quando na realidade devem ter sido vários morteiros disparados durante o "ataque de morteiro".

  5. Não deixa de ser irónico que a maior perda de material tenha acontecido após Putin ter anunciado (com ar sério claro) a retirada da Força Aérea da Síria, com a respectiva cerimónia de receção, com direito a fotos e tudo – como poderiam faltar!?

    Propaganda desmascarada.

    • Damage and destruction are different things the clown))
      Can you recall how in Afghanistan, the Taliban destroyed 8 Harriers! )

      • I truly hope that this part you wrote "the clown))" is just a emoji code that didnt got through, and that you are not insulting me hiding behind a computer like a coward.

        Yes I remember that. Terrible terrorist attack. But didin't both were well succeeded? Or is there a russian way of defeat?

        But you are missing the point: Didin't your boss announced that Russian Air Force were to return? They took pictures, and had a welcome back ceremony, with bread and flowers and everything. Propaganda.

        Russia is still there and things are going to get worst.

    • Israel é ali do lado Bardini! Quem sabe os russos peçam emprestado pelo menos uma bateria de Iron Dome..

        • Penso que o Pantsir não se pode comparar a um C-RAM.
          Parece ter capacidade anti-armas de precisão, mas morteiros ou projecteis de artilharia são mais pequenos. E a dotação da arma (700 munições por cano) não parece ter a capacidade de saturação requerida.

  6. O Ministério da Defesa russo reconheceu que ocorreu o ataque e teve duas vítimas fatais, mas negou que 7 aeronaves foram destruídas.

Comments are closed.