O projeto do novo CASA-235 gunship que a ATK vai desenvolver para Jordânia.

A empresa norte americana ATK anunciou que recebeu um contrato do Escritório de Desenvolvimento e Projetos Rei Abdullah II (KADDB) do Reino da Jordânia para modificação de duas aeronaves de transporte CASA C-235 do país numa aeronave gunship para missões especiais altamente capaz e com bom custo benefício, de acordo com projetos de modificações feitos pela KADDB e ATK.  Sujeito a aprovação de exportação do governo dos EUA, a aeronave modificada deve ser entregue no final do segundo trimestre de 2013. Os termos do contrato não foram anunciados.

A nova aeronave de missão especial da ATK oferece sensores integrados de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), equipamento de controle de disparos, e um sistema de alimentação de canhões LW30mm. Essas capacidades são controladas por um Sistema de Missões STAR da ATK, o qual oferece capacidades de disparo e reconhecimento de dia e noite, e a habilidade de adquirir, monitorar e rastrear alvos de interesse. O CASA-235 gunship oferece aos clientes uma avançada capacidade de conduzir uma resposta defensiva, contrainsurgência, e missões de vigilância de fronteira e segurança.

“Weaponized aircraft is an emerging international opportunity specifically tailored for ATK’s unique capabilities,” said Mike Kahn, President of ATK Missile Products Group. “Our expertise in mission systems architecture and design, and aircraft integration and certification of complex subsystems positions us well for growth in this area.”

Pela KADDB, em nome das Forças Armadas da Jordânia, a ATK instalará e integrará um sistema de aquisição eletro-óptico, um designador laser, equipamento de auto-defesa, e uma capacidade de armamentos que inclui mísseis guiados a laser Hellfire, foguetes de 2,75 polegadas, e um canhão rotativo de 30mm M230. A família de canhões M230 da ATK são os mesmos que equipam os helicópteros Apache.

O escopo do trabalho da ATK inclui o desenvolvimento, integração de sistemas, modificação das aeronaves, e testes. Os trabalhos serão executados na Jordânia e nas unidades da ATK em Fort Worth, Texas; Mesa, Arizona; e Pelham, Alabama.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. os canhoes que equipam o Apache não são os Chain Gun??? e de cano simples..??

    esse vai ser o mini AC-130, muito legal esse projeto!!!

  2. Projeto interessante, principalmente para paises que tem problemas com Guerrilha e não tem um orçamento gordo para a defesa.

  3. Não vejo vantagens em usar esse tipo de aeronaves,creio que esses aviões são muito vulneráveis a armamentos anti-aéreos ,principalmente a mísseis de ombro,lembrando que esse armamento já abateu até um F-117 na guerra dos balcãs,e soldado ou guerrilheiro bem treinado usando esse armamento não teria dificuldades em abater uma aeronave gun-ship .

  4. Se a população jordaniana entrar na dança dos protestos árabes poderão ficar tranquilo que esses aí ainda não estarão à disposição para dispersar as multidões….

Comments are closed.