Um jato de combate F-4F Phantom II do JG 71
Um jato de combate F-4F Phantom II do JG 71

Segundo o site Flight Global, ontem, dia 29 de junho, a Alemanha aposentou sua última unidade operacional de F-4F Phantom II, depois de quase 40 anos de serviço, durante um evento de encerramento na base aérea da Luftwaffe em Wittmund.

Os últimos exemplares alemães eram operados pelo JG 71, esquadrão “Richthofen” , que também foi o primeiro a utilizar a aeronave, em Março de 1974. Um total de 263 Phantoms foram adquiridos pela Alemanha, incluindo 88 na configuração de reconhecimento RF-4E, a partir de 1971.

Ainda segundo a Flight Global a aposentadoria dos Phantoms alemães irá reduzir a frota mundial desta aeronave para 431 unidades, operado pelas forças aéreas do Egito, Grécia, Irã, Japão, Coréia do Sul e Turquia. A USAF tem mais de 150 exemplares, que foram adaptados para o uso como alvos aéreos.

Suas atribuições serão executadas doravante por Eurofighters.

Adaptado por Cavok do original da Flight Global

Anúncios

13 COMENTÁRIOS

  1. Se estamos com F-5 até hoje, foi porque este avião aí nos foi proibido por nossos "aliados estratégicos".
    Abs.

  2. Mas foi uma boa os EUA terem negado esse equipamento. Vê só o que aconteceu com o MIII. Aposentado com a metade da vida útil…

  3. GIORDANI,

    Não sei não… Tendo servido na maior força aérea do planeta, peças de reposição não faltariam… Tiro pelo F-5, voando até agora…

  4. Sim, concordo. Mas o que me refiro, é que o Phantom teria quebrado o orçamento da FAB. Bem ou mal, o Mirage era mais simples de manter, apesar do motorzão francês…

  5. O Phantom é todo "torto" só por causa dessa deriva curta…exigência da USN para uso nos porta-aviões…

  6. Caro Giordani, as esquisitices do bicho são mesmo muy interessantes: essas pontas das asas, meio para cima, assim como os estabilizadores horizontais “rendidos”…

    Para ser o meu F-4 “perfeito”, só faltou o esse chucrute o característico e antiquado radome preto dos “B” — o narigão de cachorro.

    Essas “tortinhezas” é que são a graça do Phantasma…

  7. O Phantom é, para mim, um bicho muito esquisito, mas eficiente (Frisian Flag 2008, 5 Rafales?).

    Obs.: O nome do esquadrão é sugestivo….

Comments are closed.