A330 MRTT e C-17 da RAAF.
A330 MRTT e C-17 da RAAF.

O senador e ministro da Defesa australiano David Johnston, deu a entender que o seu governo está considerando adquirir aviões de transportes adicionais Airbus KC-30/A330 multirole-tanque (MRTT) e Boeing C-17 de transporte estratégico como parte do ‘Livro Branco da Defesa’ atualmente em desenvolvimento.

A Real Força Aérea Australiana tem atualmente cinco KC-30 em serviço. Apesar de ter sido registrado atrasos relacionados com o software do sistema de rampa e reabastecimento da aeronave, o KC-30 realizou recentemente uma série de tarefas de transporte e reabastecimento estrategicamente relevantes.

Nos últimos meses, a frota operou uma missão de treinamento sem escalas de Darwin para Dallas-Fort Worth, nos EUA, num voo sem escalas de Amberley para Anchorage em apoio ao Lockheed Martin C-130J deslocado para o Exercício Red Flag Alaska, e em junho executou uma missão de reabastecimento que durou 11 horas em apoio aos F/A-18A/B Hornet e aos F/A-18 Super Hornet da RAAF em missões de treinamento em extremos opostos da Austrália.

A Força Aérea também tem usado seus KC-30 e até três C-17 em apoio às buscas do voo da Malaysia Airlines MH17 na Ucrânia.

Dois dos KC-30 da Austrália estão atualmente na casa de Airbus em Getafe, perto de Madrid, para apoiar o programa de desenvolvimento do software de reabastecimento.

C-17A-Globemaster-III

 

FONTE: flight global – Tradução e edição: CAVOK


52 COMENTÁRIOS

Comments are closed.