Uma alta demanda por pilotos surgirá até 2036. (Foto: Petapixel)

O crescimento do transporte aéreo deverá implicar o recrutamento de mais de 600 mil pilotos em todo o mundo até 2036, o que representa um desafio frente ao envelhecimento da população, assinalou na quarta-feira (14/02) a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), uma agência das Nações Unidas.

O número de voos comerciais e de passageiros duplica a cada período de 15 anos, mas a mão de obra disponível para este setor “encolhe”, disse a secretária-geral da OACI, Fang Liu, perante o Conselho das Relações Internacionais de Montreal (CORIM).

A responsável assinalou o “inevitável envelhecimento da população, a baixa da natalidade e outros fatores”, incluindo a “atração dos futuros talentos para outros setores de alta tecnologia”.

A agência de aviação das Nações Unidas, calcula que até 2036 vão ser necessários “pelo menos 620.000 pilotos” para operar os aparelhos comerciais de 100 lugares ou mais e em circulação pelo mundo. “E 80% dos futuros aviadores serão novos pilotos que ainda não voam atualmente”, destacou.

Cerca de 4,1 bilhões de pessoas viajam por avião anualmente, e um terço das mercadorias permutadas em todo o mundo é efetuada por via aérea, enfatizou ainda a a secretária-geral da OACI.


Fonte: Expresso

6 COMENTÁRIOS

  1. Ou não. Se estão tirando os motoristas dos automóveis, porque não dos aviões?

    • Creio que sempre será necessário ter um piloto para pelo menos surpevisionar a maquina, como ja ocorre muito hoje, inclusive isto gera o problema de ter pilotos que não tem mais treinamento para "voar na raça" e quando precisam seber pilotar assim, acaba acontecendo um acidente "caso Air France que caiu no Atlântico a poucos anos".

    • Aquele primeiro acidente fatal do Tesla, em que o cara passou debaixo de uma carreta prova que por mais que se tenha sensores, algoritmos, IA e etc eles ainda são falhos e não substituem o olho humano.

  2. Acredito que ainda teremos aviões sendo pilotados à distância como os drones são pilotados hoje em dia. E um único piloto em terra poderá comanda 5 a 6 aviões.

    • Também acho que este é um caminho inevitável e os testes com drones taxi sao o primeiro passo, porém deve ser algo que se tornará realidade para bem além de 2036.

Comments are closed.