O Douglas DC-3 "PP-ANU" exposto agora no Boulevard Laçador, em Porto Alegre. (Foto: Fábio Fonseca / www.aeroentusiasta.com.br)
O Douglas DC-3 “PP-ANU” exposto agora no Boulevard Laçador, em Porto Alegre. (Foto: Fábio Fonseca / www.aeroentusiasta.com.br)

O Boulevard Laçador, localizado próximo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, recebe o projeto “Varig Experience”, que vai proporcionar uma experiência para quem é apaixonado por aviação e tem saudades da Varig: conhecer (ou relembrar) o avião Douglas DC-3, que até 1971 fez parte da frota da companhia aérea.

Um equipe vestida com roupas dos tripulantes da época recepciona os visitantes. (Foto: Roberto Furtado)
Um equipe vestida com roupas dos tripulantes da época recepciona os visitantes. (Foto: Roberto Furtado)

A aeronave estava exposta anteriormente na frente do Museu da VARIG, em Porto Alegre, que ficou aberto até 2005. Uma iniciativa privada, criada em 2015, restaurou inicialmente o DC-3, que agora já pode ser visto no Boulevard Laçador, e recebe gratuitamente visitas internas durante os fins de semana, nos sábados e domingos, até o final de agosto. Recepcionistas vestidos com uniformes que reproduzem os originais orientarão os visitantes como se fossem comissários de bordo.

Boulevard Laçador - Varig Experience - Crédito Roberto Furtado 10 Boulevard Laçador - Varig Experience - Crédito Roberto Furtado 7

Detalhes do DEC-3 "PP-ANU". (Fotos: Roberto Furtado)
Detalhes do DEC-3 “PP-ANU”. (Fotos: Roberto Furtado)

O avião DC-3 “PP-ANU” (c/n 1545), que teve como primeira operadora a American Airlines (agosto de 1936), e voou na Varig até 1971, pertence ainda ao antigo Museu Varig, que atualmente passa por um processo de preservação do acervo, ao encargo do Instituto Museu Varig, fundado em 2015.

Boulevard Laçador - Varig Experience - Crédito Roberto Furtado 11 Boulevard Laçador - Varig Experience - Crédito Roberto Furtado 8

Interior completamente restaurado do PP-ANU. (Fotos: Roberto Furtado)
Interior completamente restaurado do PP-ANU. (Fotos: Roberto Furtado)

O PP-ANU é tido como um dos primeiros DC-3 fabricados no mundo. O Douglas DC-3 é um avião bimotor para uso civil que marcou uma nova era na aviação e se tornou o símbolo de tudo o que era moderno. Poucos aviões tiveram tanto impacto no mundo. Revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940, popularizando os voos domésticos nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do tráfego aéreo era feito com este modelo de aeronave. Utilizava dois motores Pratt & Whitney de 14 cilindros, do tipo radial e refrigerado, desenvolvendo em média 270 km/h em voo de cruzeiro e 9 horas autonomia. Sua lotação máxima era de 32 passageiros e a cabine de comando formada por dois pilotos e um rádio telegrafista.

Boulevard Laçador - Varig Experience - Crédito Roberto Furtado 6A Varig (Viação Aérea Rio-Grandense) foi a primeira companhia aérea brasileira, tendo sido fundada em 1927, em Porto Alegre (RS). Entre 1950 e 1970, foi uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo.

2016-07-26-PHOTO-00000095A interação do público com a saudosa empresa aérea também poderá se realizar através do site www.varigexperience.com.br, e pelas redes sociais Facebook (www.facebook.com/VarigExperience) e Instagram (@varigexperience). Nestes espaços, serão resgatadas algumas memórias da Varig através de fotos, depoimentos e vídeos.

O QUE: VARIG Experience – Exposição do avião DC-3
ONDE: Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111 – Porto Alegre-RS)
QUANDO: Avião exposto – A partir do dia 26 de julho
                   Visitas a bordo – Aos fins de semana (sábados e domingos) de 30 de julho até 28 de agosto. Das 12h às 18h.
Visitação gratuita
Anúncios

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.