Aeronave acidentada de matricula CP-2933. (Foto: Flying ants)
Aeronave acidentada de matricula CP-2933. (Foto: Flying ants)

Por volta das 22:15 hora local, um BAe 146 de matricula CP-2933 que carregava a equipe brasileira de futebol Chapecoense caiu na Colômbia, no município de Lá Union.

O jato operado pela companhia aérea boliviana LAMIA estava a caminho do aeroporto internacional de Medellín, carregava 81 almas a bordo. Sendo 71 delas passageiros, e 9 tripulantes.

O triste cenário de destruição causado pela queda do jato. (Foto: Luis Benavides/AP)
O triste cenário de destruição causado pela queda do jato. (Foto: Luis Benavides/AP)

O prefeito de Lá Union, Federico Gutierrez, disse a rádio local que é possível que haja sobreviventes. “É uma tragédia de grandes proporções“, disse ele. “A coisa mais importante é salvar as vidas.” completou.

Local da tragédia. (Foto> 360 Colômbia)
Local da tragédia. (Foto: 360 Colômbia)
Primeiras imagens do local do acidente. (Foto: 360 Colômbia)
Primeiras imagens do local do acidente. (Foto: 360 Colômbia)

A Força Aérea Colombiana havia disponibilizado helicópteros de busca e resgate, mas a missão foi logo cancelada por causa de mal tempo na região.

Rota que a aeronave estava fazendo na noite do acidente. (Foto: G1)
Rota que a aeronave estava fazendo na noite do acidente. (Foto: G1)

As informações são que até o momento, já existem pelo ao menos 72 mortos e 6 sobreviventes, entre eles estão os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo Ximena Suarez. três dos 9 tripulantes não haviam embarcado no voo, não se sabe se alguém ocupou seu espaço.

Segundo antes de ter desaparecido do radar, o Avro RJ-85 teria voado em círculos.
Segundo antes de ter desaparecido do radar, o BAe 146 teria voado em círculos.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informarm que a aeronave declarou em emergência por falhas elétricas por volta das 22:00 horas (hora local) entre as cidades de Ceja e Lá Unión.

Equipes de resgate tentando achar mais vidas do trágico acidente. (Foto: Fredy Builes / Reuters)
Equipes de resgate tentando achar mais vidas do trágico acidente. (Foto: Fredy Builes / Reuters)

A aeronave completamente destruida bateu sua cauda em uma colina, e então se partiu em dois. A aeronave teria caído por falta de combustível, pois afinal não houve explosões quando a aeronave se chocou com o solo. Em coletiva de imprensa, Julio César Varela, da Direção Geral de Aeronáutica Civil boliviana, disse que o avião decolou em “perfeitas condições“.

As duas caixas-pretas da aeronave foram encontradas. As autoridades britânicas anunciaram o envio à Colômbia de três investigadores para analisar a cena do acidente – o avião da companhia boliviana LaMia foi fabricado pela British Aerospace (BAe).

As duas caixas pretas já foram encontradas e enviadas para analise (Foto: Alfredo Bocanegra/Twitter)
As duas caixas pretas já foram encontradas e enviadas para analise (Foto: Alfredo Bocanegra/Twitter)

Com capacidade para até 100 pessoas, o BAe-146 é uma aeronave regional fabricada no Reino Unido pela British Aerospace. Quadrimotor do tipo narrow-body, é muito utilizado para voos curtos na Europa, com alcance máximo de 2.434 km, sendo uma aeronave com baixo indice de acidentes. A mesma aeronave de 17 anos de vida, já havia transportado a seleção de futebol argentina.

Segundo informações iniciais, tudo indica que o avião caiu por falta de combustível. A aeronave possui autonomia de cerca de 4,5 horas, enquanto o voo demoraria cerca de 4,25 horas, sendo assim uma margem muito pequena e insegura. O piloto teria declarado mayday (emergência) por falha elétrica, a falta de combustível faria que a única fonte de energia do jato fosse a bateria (que tem poder limitado), pois sem combustível os geradores dos motores com a consequente parada dos motores, iriam parar de funcionar. E sem combustível, não há como usar a APU (Unidade de Energia Auxiliar).

Uma outra teoria é que o piloto, e dono da compania aérea, não queria admitir a falta de combustível, e acabou falando “falha elétrica” para mascarar o verdadeiro problema, pois isso causaria sérios problemas para a empresa.

Fonte: G1/RT – Edição: Cavok

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47 COMENTÁRIOS

  1. Ainda é cedo para falar alguma coisa mas as autoridades aeronauticas brasileiras precisam participar dessa investigação com o máximo de rigor.

  2. Terrível mesmo. Postei nofeiçe do cavok eram 6h… amanheci com esta noticia aí… pe´ssimo.

    fazer um sumário:
    1) o avião não era homologado para voo charter ou para operação no Brasil, nem a empresa. Além do que há voos regulares ligando SP a Medellin. Por isto a ANAC vetou o charter direto.
    2) o avião era adequado, um Avro 85 (BaE 146-100), para estas operações em altitude (“hot and high”)… O piloto alijou (jogou fora) o combustivel para tentar um pouco forçado (por isso o voo em círculos no flightradar) mas aparentemente – achismo – ele calculou mal e ficou sem combustivel para tentar atacar a pista de pouso de Medellín, e caiu pouco antes. Acho – ACHO – isso porque este modelo de avião é “gastão”, queima muito querosene. Mas é muito seguro, porque é um quadrijato de médio porte, tipo único no mundo.
    3) 75 mortos
    -Toda a equipe da Fox e da Globo
    -Toda a comissão técnica
    -Caio Junior
    -Todo o time (exceto Alan, Danilo e Jackson)

    • Sobre o item 1:
      Essa proibição da ANAC acredito eu que não tenha nada correlacionado a queda em si. Seria mais para reserva de mercado para companhias brasileiras. Não há porque falar que foi isso a queda.
      2- Também me parece isso, ele viu que estava com problemas, alijou e acho que alijou combustível demais. Mas ainda é cedo pra dizer isso.

      • A Anac proibiu o vôo fretado porque o Código Brasileiro de Aeronáutica e a Convenção de Chicago, proíbem esse tipo de serviço quando a companhia aérea não é do país de origem ou destino da viagem. Ou seja, o avião a ser fretado deveria ser brasileiro ou colombiano, para esse trajeto.
        Tem uns asnos por aí, já culpando o golpista do Temer…
        Quanto ao acidente, lamento pelos familiares e torcedores.

        • NÃO.

          A hipótese é de pane seca. A perna foi de 2975 km… vi um chart que apontava que este BaE com 10000 kg de carga paga teria menos de 2300Km de autonomia. Aquela espera para pousar no aeroporto pode ter sido fatal. Erro de cálculo, ou uma aposta malfeita, já que os pilotos já tinham feito esta perna antes com sucesso. Mas não tendo de esperar para o pouso…

          • Não foi por perna curta, o avião teve uma pane elétrica e o pilotou alijou combustível para evitar uma explosão.

            • Já saiu isso em algum órgão que fez a ação inicial e, já foi iniciada a investigação completa?
              Como perguntei antes, o ARJ85 tem sistema de alijamento de combustível?
              Pane elétrica é o termo mais vago possível (já tive pane elétrica no voo e estou aqui digitando). O que falhou com essa pane??
              Ou seja, pode até ser mesmo que tais conjecturas sejam alguns dos fatores contribuintes, mas, somente com a investigação se saberá. Até lá são conjecturas meramente, e pior, são achismos, especulações e "notícias" pra vender jornal, revista e audiência na tv.

              • A RT e G1 estão noticiando que o aeroporto e investigações iniciais afirmaram isso, pode ser especulação sendo vendida como verdade, mas não há como saber exatamente. Embora o RJ-85 não tenha sistema de alijamento.

                • Pois é, brother. É muito cedo pra que qualquer um afirme qq coisa que seja.
                  Como a Globo, que coloca um cara que avalia riscos pra dar entrevista sobre acidente aéreo. Pra mim, puro sensacionalismo (e acidente aéreo é um prato cheio pra isso, né?)
                  Fator contribuinte é algo complicado pra caramba de se analisar (fatores psicológicos da tripulação técnica; fadiga (?); problemas materiais (panes e etc); fatores naturais (meteorologia). Tudo isso somado? É complexo.

                • A meteorologia estava ruim na região, uma coisa a se analisar é que o jato deu voltas antes de cair. Pelo o que vi, não houve uma abruta perda de altitude.

                  Uma coisa é fato, oficialmente foi reportado que o piloto declarou mayday por falhas elétricas.

                • É, aguardaremos.
                  No mais, tragédia e tristeza sempre que isso acontece.
                  Bom conversar em alto nível, amigo. Abraço!!

            • Amigo UFRIC esse avião não tem o sistema de alijamento de combustível, e pane elétrica é uma pane bem improvável de derrubar uma aeronave ! A midia fala muita merd…… ! Abraço Edu!

              • Opa, como está Edu? Estava desaparecido? hehe

                Sobre o sistema de alijamento, eu já havia dito isso acima.

                Duas coisas são fatos, a torre do aeroporto de Medellín em uma nota disse que o piloto declarou mayday por falha elétrica, e não houve explosões, tudo indica que não havia combustível nos tanques na hora do impacto.

                Concordo que é difícil uma pane elétrica derrubar um jato, mas podem ser vários fatores. O piloto pode ter ficado sobrecarregado com a situação e falou um mal entendido, ou uma perda geral nos sensores como radar altímetro etc. Lembrando que a região estava sobre severo mal tempo.

                • É muito cedo pra especularmos alguma coisa ainda, mas pelo que tenho lido por ai alguns fatos indicam uma possivel pane seca ! Vamos aguardar mais pra podermos realmente saber o que houve! Abraço EDU !

      • AH, não espalha… bem que eu suspeitei deste nick aí… tâmos juntos, mesmo nesse dia ruim!

  3. Ao que parece houve pane elétrica na aeronave.. são as primeiras informações que chegam. Meus sentimentos aos familiares.

    • Ta ai uma coisa que pouca gente ta falando , foram fabricadas pouco mais de 380 unidades e ele tem na ficha dele 69 incidentes , caraio ….

  4. Um Dia triste para o Brasil, o Futebol e a aviação.

    Tomara que as vítimas encontrem um lugar melhor depois deste acidente.

  5. Meus sentimentos e condolências a todas as famílias da Chapecoense e a cidade de Chapecó SC, que Deus os conforte.

  6. Para mim não houve pane seca, pelo o que esta dito na materia, o piloto deve ter ejetado o combustivel logo apos a declaracao de emergencia torre tentou um pouso de emergencia. Não conseguind realizar devido ao mau tempo e a topografia da região. Que todos descansem em paz e quevos vivos se recuperem bem.

      • e pelo que já se sabe, o avião bateu no solo "seco", sem combustível. Aparentemente a autonomia com MTOW é bem reduzida em relação ao peso mínimo. O piloto "apostou" mas errou a conta.

  7. Recebi info. de pessoa conhecida informando que no mesmo horário do acidente, o vôo que ele estava realizou um pouso de emergência no mesmo aeroporto em em razão de vazamento de gás na gabine. Será que não deram preferência para esse vôo, resultando na pane seca do avião acidentado?!

  8. Minha mera opnião analisando os fatos e as noticias circuladas neste dia muito triste para todos nos apaixonado pela aviação e pelo esporte.

    1) a distancia entre santa cruz e medellin aproximadamente 1840 milhas e de manual o avião voa 1808 milhas.. tudo bem que com menos peso voce tem mais alcance, mesmo assim ja foi embora a alternativa e os 45 min de espera previsto certo..???

    2) o avião nao tem sistema de alijamento e mesmo assim se tivesse sobrando combustivel ele teria bogota ou rio negro como pouso de alternativa.. e assim ele preferio esperar fazer orbita

    3) em certos lugares eu ouvir que ele fez ate 6 orbitas.. pra min como piloto e muita coisa… principalmente pra um aviao beberao que com 4 motores a 21 mil pes deve ser uma guela no consumo..

    4) na segunda foto aqui no site agente ve que a asa ta virada pra cima com os flaps abaixado… ou seja… ele tentou pousa o aviao na regiao.. descartando algo como despressurização, explosão, perda de controle, fogo a bordo e por ai vai…

    5) sinceramente eu nao entendi o pq dele nao ir logo pra alternativa.. não e longe rio negro ou bogota..

    6) pane eletrica.. poderia causa a perda de alguns instrumentos e assim debilitando o voo… mais sinceramente como piloto eu duvido que causaria uma grave situaçao que nao permiti-se o o voo.. poderia algo como perde as indicaçoes de consumo e quantidade de combustivel no aviao… mais como tem dito na TV, o comando era muito experiente e veterano da aeronautica…ou seja ele sem duvida tinha na cabeca em media quanto o aviao gasta e assim o quanto tinha no tanque…

    pra min e muito triste ver uma situaçao dessa.. como eu disse sao minhas opiniões e assim achismo de toda essa situação… e muito triste sem duvida para todos

  9. Que Deus cuide dos que sobreviveram e receba os que desencarnaram e abençoe a todas as famílias que sofrem por causa dessa tragédia. E a todos nós.
    .
    *O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia;
    e conhece os que nele confiam.*
    Naum 1:7

  10. "Hoje o Brasil não tem torcida,
    Não tem hino,
    Hoje os times não têm cores, não têm rivalidade,
    Hoje todos os brasileiros são catarinenses,
    Hoje somos todos unidos em oração pela vida de quem ficou e por queles 76 que se foram".
    ….mensagem recebida pelo WattsApp….autor não identificado
    Mensagem singela mas que resume a consternação geral.

  11. […] Duas aeronaves C-130H Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma equipe de profissionais especializados em resgate, do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), estão de prontidão para auxiliar no resgate e traslado dos brasileiros vítimas do acidente ocorrido nesta terça-feira (29/11) com a aeronave de matrícula CP2933, da empresa LaMi…. […]

  12. Cara, foi um acidente aéreo gravíssimo. Podia ser outro tipo de pessoas, a tragédia seria a mesma.
    Tu não é chato, só é ridículo por querer posar de blasè e "ideologicamente imune" diante de uma situação como esta. Tod a vez que um acidente como este acontece próximo de nós, há esta comoção. Dezenas de mortos por culpa talvez de um erro primário do piloto.

    Não fosse o CAVOK eu te chamaria de nomes piores.

  13. Esse é um dos piores comentários que já li aqui no CAVOK ! Comentário inútil e que não agrega em nada ! Eu que vivo aviação e que sou amante do bom futebol li seu comentário imbecil que faz sangrar os olhos, e me senti profundamente ofendido ! Se é pra falar, fale algo que preste, de coisas desencessárias o mundo já está cheio !

  14. RomauBR:
    Para quem não goata de futebol, isso foi uma baita tragédia, certamente…mas pra quem ama futebol (assim como eu), isso foi como perder um amigo próximo ou um membro da família!
    Se você não consegue entender, sinto muito mas eu não consigo explicar. Apenas é.

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