O bombardeiro Avro Vulcan está comemorando 60 anos do primeiro voo em 1952.

O bombardeiro em delta AVRO Vulcan, um dos aviões mais evocativos do Reino Unido e instantaneamente reconhecíveis da era da Guerra Fria comemora seu Jubileu de Diamante este ano. Tendo voado pela primeira vez no dia 30 de agosto de 1952, o avião com a famosa asa em delta foi projetado por Roy Chadwick, que também projetou o Avro Lancaster.

O bombardeiro a jato permaneceu no distinto serviço com a Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) por 28 anos, culminando com a Operação Black Buck sobre as Falklands/Malvinas em 1982.

De 136 aeronaves construídas nas fábricas da Avro em Woodford e Chadderton, no Reino Unido, um exemplar em vôo, o XH558, continua a emocionar multidões em shows aéreos. Além disso, os voluntários esperam conseguir restaurar o XM603 como uma aeronave de exibição estática, como parte da formação de um permanente Avro Heritage Centre em Woodford.

Para comemorar o primeiro voo, Peter Caldwell, um membro do Avro Heritage Group, lançou um relato do dia memorável quando o piloto de testes ‘Roly’ Falk decolou pela primeira vez com o Projeto AV698. Para ler o relato de Peter, visite o site do Avro Heritage.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Vulcan! Ah, olha aí o primeiro bombardeiro a invadir impunemente o espaço aéreo brasileiro (mesmo estando em emergência, pousou à força, c*g*ndo para as perguntas do controle brasileiro). Interessante foi o famoso boom sônico de uma parelha de F-5E sobre o Rio de Janeiro ao tentar encontrá-lo ainda sobre o mar… 🙂

  2. Tecnologia e poder a serviço da realeza insaciável, passear pela América do Sul é fácil, dar uma voadinha na Coréia do Norte nem pensar , né ??? Quem tem .. tem medo meu velho.

  3. Quando esse bicho teve por aqui o pessoal da época deve ter ficado com medo até de tocar nele com medinho da Inglaterra.

Comments are closed.