A Azul sublocará suas aeronaves E195 na medida que receber os novos E195-E2.

A Azul, a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e partidas de vôos, anunciou hoje que espera sublocar 53 de suas aeronaves Embraer E195 para LOT, transportadora de bandeira da Polônia, e o Breeze Aviation Group, companhia aérea com sede nos EUA.

O anúncio segue a estratégia da Azul de acelerar a substituição de toda a sua frota doméstica de jatos E195 por aeronaves E2 maiores e de próxima geração, com menor consumo de combustível devido à nova tecnologia de motores.

“Nos últimos 11 anos, o E195 tem sido a base do modelo de negócios da Azul e continuará a oferecer uma ótima experiência aos clientes da LOT e Breeze. Agora que construímos a rede mais ampla do Brasil, estamos prontos para adicionar aeronaves E2 maiores e com menor consumo de combustível à nossa frota. O combustível no Brasil é cerca de 35% mais caro do que em outras partes do mundo, por isso é particularmente benéfico para a Azul mudar para aeronaves da próxima geração o mais rápido possível”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.

Embraer E195 nas cores da LOT.

“A capacidade do E195 de ter um bom desempenho em voos de baixa utilização e de curta distância o torna um complemento perfeito para o Airbus A220-300, que terá bom desempenho em voos de maior utilização e de longa distância. Acreditamos que existe um potencial significativo de fretamento e demanda de alta estação nos Estados Unidos para um avião com essa quantidade de assentos e estrutura de custos. Sem assentos intermediários, o E195 obteve uma alta classificação em conforto e satisfação do hóspede e estamos ansiosos para a introdução do avião em nossa frota”, disse Lukas Johnson, diretor comercial do Breeze Aviation Group.

“Os jatos E195 são o núcleo da nossa frota de curta distância. Amados por nossos passageiros, eles já provaram sua confiabilidade e eficiência de custos nos últimos anos e é isso que almejamos ao desenvolver a rede de voos a partir de nossas bases em Varsóvia e Budapeste. Graças a isso, em 2021 a LOT será a maior operadora da Embraer na Europa e uma das maiores do mundo”, diz Rafa? Milczarski, CEO da LOT Polish Airlines.

A Azul e a LOT assinaram uma carta de intenções para a sublocação de 18 aeronaves firmes e até 14 opções sujeitas a aprovações corporativas da LOT. O LOT já havia adquirido sete E195 da Azul. A Breeze, fundada pelo acionista controlador da Azul, deverá sublocar até 28 aeronaves, sujeita à aprovação dos acionistas da Azul, conforme determinado pelo estatuto social da companhia. Espera-se que todos os E195 sejam descontinuados até o final de 2022 e serão sublocados pelo menos até o final do prazo original do arrendamento operacional.

A Azul começou a receber seus novos E195-E2.

Substituição de aeronaves cria valor para acionistas da Azul

A Azul conduziu uma análise financeira abrangente dos benefícios da substituição do E195 por aeronaves da próxima geração mais eficientes em termos de combustível. O Embraer E2 tem um custo de viagem 14% menor e um custo unitário 26% menor em relação ao E195, além de ter 18 assentos adicionais. Essa redução significativa de custos é impulsionada principalmente pela eficiência de combustível do E2, menor custo de propriedade e custos de manutenção reduzidos. Como resultado do menor custo por assento do E2, a Azul espera pilotar essas aeronaves com uma taxa de utilização de mais de 13 horas por dia, aumentando ainda mais a lucratividade desse tipo de aeronave.

Considerando que o prazo remanescente do contrato de locação da atual frota de E195 da Azul é de 4,7 anos, a Azul acredita que a aceleração da transformação de sua frota gerará um fluxo de caixa operacional incremental de aproximadamente R$ 2,9 bilhões entre 2020 e 2027. Especificamente, a Azul espera que a melhor economia dos E2s combinada com a receita de sublocação mais do que compensará o custo incremental de acelerar a substituição de todos os E195s até 2022.

Além disso, a substituição de toda a frota E195 da Azul deve gerar R$ 4,8 bilhões de EBITDA incremental entre 2020 e 2027 ou aproximadamente R$ 16 milhões por E195 substituídos anualmente.

Contrato de transação com partes relacionadas com a Breeze

A sublocação de até 28 E195s para a Breeze foi aprovada por nosso comitê de governança corporativa e conselho de administração e foi submetida à aprovação dos acionistas da Azul. Essa aprovação é necessária para a Azul receber os benefícios econômicos significativos descritos acima.

A transação com a Breeze foi realizada à distância e seus termos comerciais fornecem benefícios econômicos substancialmente comparáveis ??quando comparados ao contrato de sublocação do LOT. A Azorra Aviation LLC, locadora e consultora independente de aeronaves especializada no mercado Embraer e cujos diretores têm mais de 30 anos de experiência no setor de aviação, verificou a análise da empresa sobre a equivalência entre as transações LOT e Breeze. A Ernest & Young, uma empresa de auditoria independente, executou Procedimentos Acordados para verificar entradas específicas usadas na análise da Azul.

A assembléia geral da Azul está marcada para 2 de março. Para acessar os materiais da reunião, visite www.voeazul.com.br/ri.

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