O novo sidestick ativo da BAE Systems usado pelos novos jatos executivos Gulfstream G500. (Foto: Gulfstream)

A Gulfstream Aerospace Corporation anunciou recentemente a certificação de sua aeronave G500 pela Federal Aviation Administration, equipada com sidesticks ativos da BAE Systems. A conquista representa um marco na história dos controles de voo, como o primeiro sistema de controle ativo civil certificado do mundo – uma conquista que rendeu a BAE Systems e a Gulfstream o Prêmio de Tecnologia da Aviation Week de 2017. Todos os jatos G500 serão fabricados com os sidesticks ativos da BAE Systems instalados.

Sidesticks ativos – também conhecidos como sidesticks de controle ativo ou inceptores ativos – são os controles que um piloto usa para pilotar a aeronave. Ao contrário dos controles passivos, os sidesticks ativos fornecem feedback tátil intuitivo que ajuda os pilotos a controlarem a aeronave e manter um voo estável.

“A certificação de nossos controles ativos no G500 marca a conclusão de um programa de desenvolvimento de oito anos”, disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de Controls & Avionics Solutions da BAE Systems. “Originalmente desenvolvemos uma variante dessa tecnologia para o F-35, e a Gulfstream agora será a primeira na aviação executiva a oferecer nossos sidesticks de controle ativo para seus clientes.”

O G500 é um jato executivo bimotor projetado para viagens de alta velocidade, oferecendo uma combinação sem precedentes de velocidade, tecnologia, confiabilidade, segurança e desempenho. A Gulfstream está estabelecendo um novo padrão de segurança como o primeiro na aviação executiva a oferecer sidesticks de controle ativo em suas aeronaves. A Gulfstream entregou o primeiro G500 em 27 de setembro de 2018.

A BAE Systems fornece sua tecnologia de sidestick ativo para aeronaves militares de asa fixa e rotativa há mais de duas décadas. Quando certificado para o F-35, ele se tornou o primeiro sidestick militar certificado do mundo.

O G500 é a primeira aeronave comercial a apresentar a tecnologia de sidestick ativo da BAE Systems.

Décadas atrás, as aeronaves passaram a usar controles digitais fly-by-wire a partir de controles mecânicos, o que significa que grande parte do feedback tátil dos controles pelos pilotos foi perdido. Os sidesticks ativos retornam esse feedback ao piloto, dentro de um sistema completamente eletrônico, que também oferece economia significativa de peso e volume em relação aos controles mecânicos. Ao fornecer uma indicação de quaisquer limites operacionais ou estruturais aerodinâmicos iminentes – como ângulo de ataque excessivo ou estol – os sidestciks ativos melhoram a percepção do piloto e a capacidade de controlar o avião.

A BAE Systems é líder em design, desenvolvimento, produção e suporte de controles de motor e de voo de alta integridade, além de sistemas de cabine e de convés de voo para aeronaves comerciais e militares. Na verdade, a cada segundo, um voo decola, ativado pelos sistemas críticos de voo da empresa. Os sidesticks ativos foram projetados e serão fabricados nas instalações da BAE Systems em Rochester, no Reino Unido.

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