Um F-16 E/F Block 60 Desert Falcon da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos.

A BAE Systems foi selecionada pela Lockheed Martin para modernizar os Head-Up Displays (HUD) das aeronaves F-16 das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos (EAU), substituindo o sistema analógico da frota por tecnologia digital avançada.

A BAE Systems usará sua tecnologia de ponta Digital Light Engine (DLE) para implementar uma atualização HUD que se integra perfeitamente no local do HUD existente do F-16, não exigindo alterações na aeronave, no cabeamento ou na computação. A atualização removerá a fonte de imagem do tubo de raio catódico desatualizado e a substituirá por um projetor digital.

O DLE HUD da BAE Systems.

“A olho nu, o piloto não vê diferença no desempenho quando nosso DLE HUD está instalado. Ele mantém a óptica existente, câmera de vídeo e painel de controle”, disse Andy Humphries, diretor de Displays Avançados da BAE Systems. “A diferença real é a economia significativa de custos que o cliente experimentará ao longo do ciclo de vida do produto como resultado de manutenção reduzida e requisitos de peças sobressalentes”.

O sistema totalmente digital tem o potencial de reduzir os custos do ciclo de vida em 20% e oferece pelo menos quatro vezes a confiabilidade sobre sistemas analógicos legados. O DLE HUD possui simbologia de alta resolução que é visível sob qualquer condição de voo e é projetado para acomodar futuros avanços em simbologia e vídeo. O HUD, que fica diretamente na linha de visão de um piloto, é uma tela transparente que apresenta informações críticas em tempo real sem obstruir sua visão do mundo exterior.

Este contrato sustenta a posição de classe mundial da BAE Systems como um dos principais fornecedores de displays de aeronaves de alta integridade. Em 2017, a tecnologia DLE foi selecionada para modernizar o HUD dos F-22 para a Força Aérea dos EUA. A empresa forneceu os HUD analógicos originais para as aeronaves F-16 e F-22.

A BAE Systems tem sido líder em desenvolvimento e produção de HUD há mais de 60 anos, uma posição conquistada através do investimento contínuo em tecnologia e inovação. A empresa produziu mais de 15.000 head-up displays que estão em serviço em mais de 50 tipos de aeronaves diferentes em mais de 50 países ao redor do mundo. Os displays da BAE Systems atuam em alguns dos aviões militares mais avançados e exigentes de todo o mundo.

Anúncios