Conceito de aeronave VTOL patenteada pela BELL.

A Bell garantiu uma patente norte-americana para uma aeronave de decolagem e pouso verticais com um par de fans basculantes, bem como o sistema de fan de fluxo cruzado que a fabricante revelou pela primeira vez em seu conceito de aeronave FCX-001.

Apresentado em agosto de 2016, o projeto mostra os dois fans de sustentação apoiados pela fuselagem dianteira. Estes serão inclináveis à medida que a aeronave decola verticalmente e depois muda para o voo horizontal.

O FCX-001 da Bell.

Na seção traseira da aeronave, a Bell especificou o uso de um fan de fluxo cruzado. Várias versões estão contidas dentro do aplicativo, apresentando unidades simples e duplas, bem como um uso de um fan com duto montado na cauda.

Usado na configuração única montada na parte superior, o fan de fluxo cruzado será capaz de fornecer controle de inclinação durante decolagens, aterrissagens e transições verticais.

Mas no segundo projeto, essa configuração é complementada por um segundo fan montado lateralmente que também será capaz de fornecer controle de guinada, diz o aplicativo, que foi aprovado em 23 de outubro.

A Bell tem trabalhado em seu projeto para um táxi aéreo VTOL eletricamente alimentado, mas ainda não divulgou detalhes de sua arquitetura.


Fonte: Flightglobal

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.