Aeronave BelugaXL da Airbus. (Foto: Julien Jeany)

A aeronave de transporte BelugaXL da Airbus recebeu sua Certificação de Tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), abrindo caminho para a entrada em serviço no início de 2020.

A aeronave é parte integrante do sistema industrial da Airbus e um facilitador essencial para os requisitos de aceleração da produção para além de 2019. O BelugaXL permite uma capacidade de transporte extra de 30%, sendo sete metros mais longo e um metro mais largo que seu antecessor BelugaST.

Com a maior seção transversal do compartimento de carga de todas as aeronaves de carga existentes no mundo, o BelugaXL pode transportar duas asas de A350 XWB em comparação com o BelugaST, que só pode transportar uma. Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o BelugaXL tem um alcance de 4.000 km (2200 nm).

A aeronave recebe seu selo de aprovação após uma campanha intensiva de testes de voo, na qual o BelugaXL completa mais de 200 testes de voo, com mais de 700 horas de voo. No total, seis aeronaves serão construídas entre 2019 e 2023, substituindo gradualmente a atual frota de transportadores BelugaST.

Lançado em novembro de 2014, o BelugaXL é baseado em um A330-200 Freighter, com uma grande reutilização de componentes e equipamentos existentes, o BelugaXL é alimentado por motores Rolls Royce Trent 700. O cockpit abaixado, a estrutura do compartimento de carga e a traseira e a cauda foram recentemente desenvolvidos em conjunto com os parceiros, dando à aeronave uma aparência distinta.

O BelugaXL é a mais recente adição ao portfólio de transporte da Airbus. Embora o transporte aéreo continue sendo o principal método para o transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também usa transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para mover peças entre seus locais de produção. Como o BelugaST, a aeronave operará em 11 destinos na Europa, continuando a fortalecer as capacidades industriais e permitindo à Airbus cumprir seus compromissos.

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