O primeiro Boeing P-8A Poseidon (AF47-001) da RAAF, visto na unidade Boeing Field, em Seattle. (Foto: Boeing)
O primeiro Boeing P-8A Poseidon (A47-001) da RAAF, visto na unidade Boeing Field, em Seattle. (Foto: Boeing)

A primeira, de 12 aeronaves de vigilância marítima Boeing P-8A Poseidon para a Real Força Aérea Australiana (RAAF), foi oficialmente apresentada em uma cerimônia na unidade Boeing Field, em Seattle, na terça-feira (27/09).

A aeronave, com matrícula A47-001 da RAAF e pertencente ao Esquadrão 11, que tem como símbolo um albatroz pintado na cauda, tem previsão de chegar Camberra, Austrália, no dia 15 de novembro, já com pilotos australianos nos comandos, de acordo com informações no site da RAAF. As demais aeronaves devem chegar na Austrália até 2020.

As tripulações de voo e de apoio no solo da RAAF vem realizando treinamento para a chegada do P-8A desde o início de 2015 – lado a lado com a Marinha dos EUA, que trabalha na Estação Aérea Naval de Jacksonville, Florida. O primeiro piloto australiano no P-8A voou a primeira surtida de quatro horas ao redor da estação aérea no dia 14 de abril de 2015.

As novas aeronaves de patrulha marítima P-8As, em conjunto com o sistema de aeronaves não tripuladas MQ-4C Triton, devem substituir a frota de antigas aeronaves AP-3C Orion da RAAF.

“O P-8A é o último de uma linhagem de aeronaves Boeing que forneceram capacidade operacional importante e significativa para a Austrália. Esta história inclui o C-17A Globemaster, o E-7A Wedgetail, o legado F/A-18 Hornet, o novo caça F/A-18F Super Hornet e no futuro o próximo E/A-18G Growler”, disse o CAF AIRMSHL Davies.

O P-8A da RAAF está equipado com avançados sensores e sistemas de missão, incluindo um radar avançado, câmeras de alta definição e um sistema acústico que possui quatro vezes a capacidade de processamento de um P-3 Orion.

A primeira aeronave P-8A “A47-001” já tinha realizado com sucesso seu voo inaugural no dia 6 de maio, a partir de Renton, quando decolou para o Boeing Field, onde então seus sistemas de missão foram instalados.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.