Helicóptero AH-64 Apache das Forças de Defesa de Israel.

A Boeing e o Exército dos EUA finalizaram encomendas de três países para fornecer às suas forças armadas o novo e mais capaz modelo AH-64E Apache através de modernizações. Um pacote mais amplo de suporte para nações estrangeiras também foi acordado.

A Boeing informou que fará a remanufatura de 47 Apaches AH-64D existentes. O valor total combinado dos pedidos dentre as três nações é superior a US$ 560 milhões.

“Mais forças de defesa aliadas em todo o mundo estão selecionando o AH-64E Apache porque sabem que ele fornece a mais avançada tecnologia e capacidade para manter suas nações seguras e protegidas hoje e no futuro”, disse Kathleen Jolivette, vice-presidente dos Programas de Helicóptero de Ataque. “O Apache continua sendo o helicóptero de ataque mais comprovado e confiável no campo de batalha hoje.”

As aeronaves remanufaturadas serão entregues no início dos anos 2020.

O Exército dos EUA também concedeu à Boeing um contrato de US$ 1,46 bilhão para serviços de apoio a frotas militares estrangeiras dos AH-64D/E Apaches.

As vendas dos Apaches para nações estrangeiras cobertas pelo contrato incluem as frotas da Indonésia, Israel, Kuwait, Países Baixos, Catar, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Taiwan e Emirados Árabes Unidos, informou o Departamento de Defesa em comunicado divulgado no dia 19 de dezembro.

Os locais de trabalho serão determinados por pedido e devem estar concluídos até o final de 2024.

Atualmente, dezesseis países operam com o Apache. O AH-64 Apaches voaram mais de 4,6 milhões de horas de vôo, incluindo mais de um milhão de horas de voo em combate.

A variante AH-64E foi designada Guardian e possui um radar de controle de fogo Longbow atualizado, motores mais potentes e aviônicos avançados e recursos de visão noturna.

Os primeiros Guardians foram entregues em 2011 e a produção em taxa total começou em 2012.

Seu antecessor, o AH-64D Apache Longbow, está em serviço no Exército dos EUA e em outras forças de defesa desde os anos 90.

Anúncios