Uma aeronave Boeing 777 Freighter da Qatar Airways Cargo. (Foto: Boeing)

A Boeing e a Qatar Airways finalizaram um pedido de cinco 777 cargueiros no Farnborough International Airshow de 2018. O acordo, avaliado em US$ 1,7 bilhão a preços de tabela atuais, foi anunciado como um compromisso em abril.

O anúncio contou com a presença do Ministro das Finanças do Estado do Qatar e do Presidente da Qatar Airways, Sua Excelência Ali Shareef Al Emadi.

“Estou muito contente de continuar aprimorando nossa frota de cargueiros e adicionando cinco aeronaves Boeing 777 Freighter”, disse o diretor executivo da Qatar Airways Group, Sua Excelência Akbar Al Baker. “Nos últimos 15 anos, a Qatar Airways Cargo cresceu de maneira estável e global, tornando-se a terceira maior do mundo. Não poderíamos ter alcançado esse sucesso sem nossa relação resiliente com a Boeing”.

A Qatar Airways, uma das maiores companhias de carga aérea do mundo, opera uma frota de 13 777 cargueiros e dois 747-8 cargueiros. Com este último pedido, a companhia aérea deverá aumentar sua frota da Boeing para mais de 20 jatos.

“Estamos orgulhosos que a Qatar Airways reconheça o valor do 777 Freighter e continue a investir nesta aeronave para atender às crescentes operações de cargas”, disse o presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Kevin McAllister. “Continuamos a ver um ressurgimento no mercado de carga aérea e estamos confiantes de que a família de cargueiros líder da indústria da Boeing está bem posicionada para atender às exigências de nossos clientes”.

A Boeing vendeu 65 cargueiros de fuselagem larga em 2018 e mais de 180 cargueiros de fuselagem larga desde o início de 2014, o que equivale a uma participação de 98% do mercado. Na mesma época, a Boeing entregou mais de 140 cargueiros de fuselagem larga, o que representa 92% das entregas.

O 777 Freighter é capaz de voar 4.900 milhas náuticas (9.070 quilômetros) com uma carga útil de 102 toneladas. O longo alcance do avião se traduz em economias significativas, pois menos paradas significam menores taxas de pouso, menor congestionamento, menores custos de manuseio de carga e menor tempo de entrega.

A Qatar Airways também usa a Boeing Global Services para melhorar sua oferta para seus clientes. A companhia aérea utiliza produtos de serviços como o Maintenance Performance Toolbox, o Airplane Health Management e as soluções de flight deck, todos equipados com o Boeing AnalytX.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Interessante é que esta versão de transporte possui quase a mesma capacidade do vetusto B-747-200 F. Mais interessante do que a própria capacidade é a economia no serviço de frete para as empresas.

    Mas será ainda mais interessante se as versões de conversão prosperarem, onde se sacrificará o transporte de passageiros em prol de cargas. Teremos FedEx, DHL, UPS transportando passageiros?

Comments are closed.