Painel de comando do E-3A Sentry modernizado da OTAN.

A Boeing entregou a última aeronave do Sistema de Alerta e Controle Aéreo (AWACS) modernizada com aviônica e uma cabine de comando digital para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Manching, Alemanha. Esta entrega é a final de 14 aviões e garante a conformidade do OTAN com os requisitos atuais e futuros de controle de tráfego aéreo e navegação.

Os upgrades incluem cinco monitores digitais coloridos em cada aeronave, substituindo os mostradores da era dos anos 70 e fornecendo aos membros da tripulação dados de motor, navegação e radar personalizáveis. Estas capacidades digitais também permitem à OTAN consolidar as responsabilidades da tripulação.

“O projeto de modernização da Vigilância de Navegação por Comunicação / Gerenciamento do Tráfego Aéreo (CNS / ATM) permite que a frota da E-3A Sentry da OTAN atenda aos atuais e previstos requisitos europeus de gerenciamento do tráfego aéreo”, disse o Brigadeiro General Mike Hain, gerente geral da Agência de Gerenciamento do Programa de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da OTAN.

O primeiro avião da OTAN modernizado da OTAN foi modificado nas instalações da Boeing em Seattle e entregue à OTAN em novembro de 2016. Os 13 aviões restantes foram submetidos a obras de modernização em Manching, na Alemanha.

“Estamos muito satisfeitos em entregar este AWACS final atualizado para a OTAN e honrados por sua parceria contínua”, disse Scott Johnson, gerente de CNS/ATM da Boeing. “O equipamento AWACS modernizado proporciona economia de custos e eficiência reais, para que a OTAN possa executar sua missão vital nos próximos anos.”

A frota AWACS da OTAN é a primeira unidade voadora multinacional integrada da aliança, fornecendo rápida implantação, vigilância aérea e comando e controle para as operações da OTAN.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.