O enorme motor GE9X sendo instalado no primeiro 777X de teste de voo. (Foto: Tim Stake / Boeing)

No início do ano passado, a GE Aviation testou com sucesso seu gigantesco motor a jato, o GE9X, no primeiro voo de teste. Agora, quase um ano depois, a Boeing instalou os dois motores a jato GE9X em seu primeiro avião de teste de voo 777X.

O motor está em desenvolvimento há anos e espera-se que ultrapasse os padrões futuros de regulamentação ambiental. Com 3,4 metros, o motor tem o maior fan já feito para um jato comercial, com aproximadamente o tamanho do diâmetro da fuselagem do Boeing 737.

O motor a jato comercial GE9X promete uma mistura impressionante de potência e eficiência, com a GE Aviation dizendo que projetou o motor tendo o meio ambiente em mente.

O primeiro 777X de testes de voo sendo preparado na fábrica da Boeing em Everett. (Foto: Tim Stake / Boeing)

O modelo trará a mesma confiabilidade do modelo GE90-115B, de acordo com a empresa, enquanto consegue ser o motor mais silencioso já produzido pela GE. O motor tem 16 pás do fan feitas de material composto, e dois deles são fixados sob as asas de 36 metros do 777X, o que faz dos novos aviões os maiores jatos bimotores do mundo.

Em uma declaração hoje, a Boeing revelou que instalou ambos os motores GE9X da GE em sua aeronave 777X que esta sendo finalizada na sua fábrica em Everett, Washington.

O modelo que se baseia nos 777 e 787 Dreamliners, deve realizar seu primeiro voo dentro de um mês. Como a empresa afirmou anteriormente, o 777X será o seu maior e mais eficiente jato bimotor fabricado até hoje, trazendo uma cabine mais ampla com janelas maiores e uma “arquitetura aprimorada”.

Em um tweet hoje, a Boeing compartilhou um vídeo contendo imagens e clipes da instalação do motor GE9X, colocando melhor o tamanho do modelo em perspectiva. Antes de seu primeiro voo de teste, o motor a jato GE9X havia sido testado várias vezes em testes baseados em terra.

Embora o GE9X seja o maior motor do mundo, não é o mais poderoso. Outra máquina da General Electric, a GE90 ainda reivindica esse título, uma vez que atingiu anteriormente 127.900 libras de empuxo em 2002. O GE9X, em comparação, gera 105.000 libras de empuxo.

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