Boeing e Virgin Galactic firmam parceria estratégica para transformar viagens e mobilidade espacial comercial.

A Boeing está investindo US$ 20 milhões na Virgin Galactic, uma empresa verticalmente integrada de voos espaciais comerciais com humanos. As empresas trabalharão juntas para ampliar o acesso ao espaço comercial e transformar as tecnologias globais de viagens.

“O investimento estratégico da Boeing facilita nosso esforço para impulsionar a comercialização do espaço e ampliar o acesso do consumidor a novas formas de transporte seguras, eficientes e ambientalmente responsáveis”, disse Brian Schettler, diretor executivo da Boeing HorizonX Ventures. “Nosso trabalho com a Virgin Galactic e outros ajudará a desbloquear o futuro das viagens espaciais e da mobilidade em alta velocidade.”

Até o momento, a Virgin Galactic investiu US$ 1 bilhão em capital para construir sistemas espaciais reutilizáveis ??com humanos projetados para permitir que significativamente mais pessoas experimentem e utilizem o espaço. Em julho, a empresa anunciou sua intenção de se tornar uma entidade de capital aberto por meio de uma combinação de negócios com a Social Capital Hedosophia Holdings Corp. O investimento da Boeing será em troca de novas ações da Virgin Galactic e, portanto, depende do fechamento dessa transação, com previsão de fechamento no quarto trimestre de 2019, e qualquer investimento será realizado na empresa pós-combinação de negócios.

Esse investimento reúne duas empresas com vasta experiência na indústria espacial. A Virgin Galactic é pioneira no voo espacial comercial com humanos e é a primeira e única empresa a colocar humanos no espaço em um veículo construído para serviços comerciais, tendo construído e pilotado um veículo de passageiros em Mach 3.

Por meio de suas capacidades de fabricação e desenvolvimento, a Virgin Galactic pode projetar, construir, testar e operar uma frota de veículos aeroespaciais avançados. A Boeing possui uma experiência inigualável no transporte de pessoas para a órbita e na construção e operação de grandes estruturas naquele ambiente desafiador. Como parte de todos os programas espaciais tripulados dos EUA, a Boeing atua como principal contratada pela NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS) e está preparando a nova cápsula espacial Starliner reutilizável para lançamento na ISS.

“Este é o começo de uma importante colaboração para o futuro das viagens aéreas e espaciais, que são os próximos passos naturais para o nosso programa de voos espaciais com humanos”, disse Sir Richard Branson, fundador da Virgin Galactic. “A Virgin Galactic e a Boeing compartilham uma visão de abrir o acesso ao mundo e ao espaço, a mais pessoas, de maneira segura e ambientalmente responsável.”

Investimento mais recente até o momento pela organização Boeing Horizon Ventures.

A presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security, Leanne Caret, disse que “a experiência única de nossas empresas se estende de pontos em todo o mundo até os confins do espaço. Juntos, mudaremos a forma como as pessoas viajam na Terra e entre as estrelas pelas próximas gerações.”

George Whitesides, CEO da Virgin Galactic, observou: “Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Boeing para desenvolver algo que possa realmente mudar a maneira como as pessoas se movem ao redor do planeta e se conectam. Como uma empresa Virgin, nosso foco estará em uma experiência segura e inigualável ao cliente, com responsabilidade ambiental em primeiro plano.”

Anúncios