A Alemanha quer substituir seus jatos Tornado e a Boeing oferece o Growler como um complemento ao Super Hornet já oferecido.

Durante o ILA Berlin Air Show 2018, a Boeing divulgou que está oferecendo a sua aeronave de ataque eletrônico EA-18G Growler para a Força Aérea Alemã (Luftwaffe), como parte de uma campanha mais ampla para substituir a frota de aeronaves Panavia Tornado ECR, já que o caça Super Hornet está sendo oferecido para substituir os jatos de combate Tornado IDS.

Bryan Crutchfield, diretor de Vendas Globais da Boeing disse que o EA-18G é a única plataforma disponível que pode substituir a versão de guerra eletrônica e reconhecimento ECR do jato de combate Tornado alemão. Estes devem ser retirados por volta de 2030, ao mesmo tempo que a frota da versão de interdição (IDS) também saia de serviço.

A Luftwaffe pretende retirar de operação todos seus Tornados até 2030, inclusive a versão ECR acima.

A Luftwaffe tem a obrigação de substituir uma frota de 90 aeronaves Tornado IDS e ECR ao redor de 2025 para permitir uma transição suave para a desativação completa do Tornado por volta de 2030.

Juntamente com o Growler, o governo dos EUA já apresentou, a pedido da Alemanha, algumas propostas oficiais para o Super Hornet e o Advanced Eagle. A Boeing levou duas aeronaves EA-18G Growler da Marinha dos EUA para a exposição estática no ILA Berlin 2018.

O Ministério de Defesa alemão está atraído pelas aeronaves da Boeing, mas anunciou que a sua escolha preferida no momento é adquirir adicionais aeronaves Eurofighter Typhoons (ou aeronaves alternativas como o F-35 ou o F-15 Advanced Eagle). Mas acrescentou que o Super Hornet permanece na lista de alternativas preferidas. O Typhoon, assim como o F-15 ou o F-35 sempre precisam de pods externos para cumprir a missão realizada pelos Growlers, e muitas vezes as aeronaves equipadas com esses pods (e armamento dedicado) não estão disponíveis para outras missões.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. A Luftwaffe tá com tempo sobrando… dá para fazer um processo de cabeça fria. E imagino o EA-18G com a pintura desse Tornado da foto.

  2. Espero que o presidente Macron não desaprove se a Luftwaffe querer o Growler. Esse é única saída com o fim de carreira des Tornados de EW

Comments are closed.