O presidente da Bolívia irá se reunir com seu homólogo argentino na próxima semana. Eles irão ajustar o acordo sobre o gás que pode dar ao país andino jatos Pampa III.

Evo Morales chegará na segunda-feira (22) a Buenos Aires depois de mais de dois anos de tensão. Evo será recebido por Mauricio Macri para discutir, entre outras questões, a recente modificação do Contrato de Exportação de Gás Natural Argentina-Bolívia.

O governo argentino espera economizar US$ 460 milhões ao longo de dois anos com o novo acordo. Com o novo acordo, o secretário de Energia, Gustavo Lopetegui ofereceu ao governo Boliviano, um dos aviões Pampa que a FAdeA fabrica, caso haja super-cumprimento do contrato.

A presidência boliviana comunicou ao embaixador argentino em La Paz que Evo Morales irá a El Palomar para ver de perto o Pampa III e que a Bolívia tem interesse no modelo.

A quantidade de aeronaves não foi revelada, mas analistas acreditam que deva ser o suficiente para equipar um esquadrão, cerca de 12 a 14 aparelhos. Também não ficou claro se – em caso de acerto – os aviões serão permutados por gás ou se apenas uma parte (a excedente) será a contra-parte no valor final.


Com informações do jornal Clarín

Anúncios

29 COMENTÁRIOS

  1. A Bolívia já não opera um modelo Chines de treinamento avançado, o K-8 eu acho?
    O que os Pampa III iriam agregar?

        • porque tem renovação do contrato com a petrobras esse ano e a empresa não quer mais

          • Supondo que essa informação é verídica…a vinda dele a posse não poderia ter nada a ver com isso. Correto? Já que é uma questão fechada a negativa da empresa.

            • Nosso presidente não vai forçar a Petrobrás ajudar o caudilho coca Morales como lula e Dilma fizeram. Vc esqueceu do confisco da Petrobrás que o Hugo merda chaves arquitetou.

            • Sem sentido algum. Não consegue entender que no mundo existem muitas pessoas com opiniões diferentes e que política é a arte do convencimento.

  2. Esse negocio se concretizar deve ser jogada politica do evo coca moralles para tentar quebrar seu isolamento. Como o jeffeson lembrou ele já tem o K-8 Karakorum e helicópteros chinas. sendo que esse ultima esta no solo por falta de assistência técnica .

    • Bolívia se não me engano e o País que tem as maiores reservas de lítio conhecidas, empresas Alemãs, Japonesas e Chinesas já começaram a investir no País, seu PIB encerrou o ano 2018 com crescimento de 3,2% um dos melhores desempenho da AL junto com Chile e Republica Dominicana…

      • É isso aí…a Bolívia atualmente tem o melhor desempenho de crescimento econômico e desenvolvimento social da região (ou um dos melhores)

      • Isso por cima dos povos indígenas, destruindo o meio ambiente e perseguindo os ativistas que denunciam isso.

        • Poxa vida…direitista preocupado com a natureza e com índios…

          Me emocionei aqui…

          Que papo mais furado rapaz…

          • ahah! Vc esqueceu que ditador da Venezuela toma terra dos índios e os mata quando reagem. tudo pelo ouro e prata das terras. Como todo esquerdista como tu ainda gosta de cocaína com roubo de carros e caminhões para lá trocar por isso.

    • Chama o Evo de " coca moralles " porquê o cara exercia uma função comum naquele pais que é a producao de coca? E mais…o cara tá isolado?

      Foi convidado pra posse do Jair.

      Tem que lembrar também que a Bolívia cresce na casa dos 4% ao ano ha vários anos já .

      Bolívia é pobre mas tá indo bem…ao menos por enquanto.

      • ele protege narcoterroristas do México, Venezuela, de lá, da Colômbia e quer se perpetuar no poder. o que não falta e vídeos e links contra +1 caudilho de esquerda.

  3. Só no escambo mesmo ahah
    Por falar em escambo, vi uma entrevista ontem de um sec. da receita, ele falou como será a tal "reforma" tributária que pretendem enviar ao congresso, até tributar escambo eles querem mas não mencionaram nada de tributar/regular bancos…

  4. Vendo a matéria anterior, foi inevitável não pensar em como os argentinos ainda não tentaram empurrar o Pampa para os indianos.

  5. Que engraçado os eleitores do Aécio chamando o Evo de cocaleiro. Como falaram por aqui, Evo esta fazendo um bom trabalho na Bolívia, muito melhor do que quando o país era governado pela direita.

    • E vocês que votam no Lulla não tem a cara de pau de chamar os outros de ladrão ?

  6. "De acordo com a mesma fonte, a FAdeA propôs uma versão do Pampa III movido a gás natural, o que prontamente interessou aos bolivianos."

  7. Factóide. A Bolívia com seu bem mais moderno e efetivo K-8 não precisa de Pampa.
    Os únicos que precisam do Pampa são os próprios argentinos.

Comments are closed.