Pouso do B-52 em Oshkosh durante o AirVenture 2015. (Foto: Adam Schuett / EAA)

Os visitantes do EAA AirVenture Oshkosh 2017 terão a chance de ver de perto não um bombardeiro, mas dois grandes bombardeiros do atual inventário da Força Aérea dos EUA (USAF), quando um Boeing B-52 Stratofortress e um Rockwell B-1B Lancer pousarem no solo do Aeroporto Regional de Wittman Field. Além disso, o evento desse ano terá a primeira aparição conjunta de duas super fortalezas voadoras B-29 (a FIFI e a Doc) depois de décadas, e mais de uma dúzia de B-25 Mitchell. O AirVenture 2017 ocorrerá entre os dias 24 e 30 de julho, na cidade de Oshkosh, Estado de Wisconsin, EUA.

O B-52 no pátio do AirVenture 2015. (Foto: Fernando Valduga / Cavok Brasil)

O enorme bombardeiros B-52 com oito motores a jato, conhecido por alguns como o “BUFF”, é a espinha dorsal da frota de bombardeiros estratégicos dos EUA, e deve permanecer em operação ainda por décadas. Quando finalmente for retirado de operação em algum momento em meados da década de 20, o modelo estará no serviço ativo por incríveis 90 anos, tendo sido introduzido em fevereiro de 1955. Essa é apenas a segunda vez que um B-52 será exibido no solo no AirVenture. A primeira vez foi em 2015.

O bombardeiro B-1B Lancer durante decolagem no AirVenture 2006. (Foto: Fernando Valduga / Cavok Brasil)

Lançado em 1974, o Rockwell B-1 Lancer, com asas de geometria variável, é carinhosamente conhecido como “Bone”, mas não entrou em serviço até 1986. O projeto foi cancelado em 1977 e reiniciado quatro anos depois. O B-1 é como um bombardeiro projetado para pilotos de caça. É elegante, manobrável e rápido: capaz de atingir Mach 1,25, e é o único bombardeiro estratégico supersônico no inventário dos EUA.

Nunca há nada que defina uma AirVenture em particular, mas para muitos, 2017 será lembrado como “o ano dos bombardeiros”.

O Cavok Brasil estará presente no evento desse ano.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. Puuuuuuts…. ano que vem vou me programar e se der tudo certo vou nesse treco de Oshkosh.

Comments are closed.