A Bombardier anunciou a venda de duas aeronaves Learjet 75 Liberty para o Fargo Jet Center (FJC), com sede em Dakota do Norte. As aeronaves devem ser convertidas para a configuração de transporte aeromédico dedicado (medevac) e entregue ao fornecedor de serviços de ambulância aérea Lotnicze Pogotowie Ratunkowe (LPR), com sede em Varsóvia, Polônia.

Após uma extensa licitação internacional, a LPR selecionou a aeronave Learjet 75 Liberty, com o interior medevac proposto pela FJC, para servir suas operações em expansão.

A Bombardier entrará em operação sua mais nova aeronave Learjet, a Learjet 75 Liberty, este ano. Este jato leve, espaçoso e poderoso, possui um convés de vôo de última geração e custos operacionais otimizados, com alcance suficiente para chegar a qualquer destino europeu sem escalas a partir de Varsóvia. *

“A aeronave Learjet 75 Liberty, com sua melhor amplitude, velocidade e alcance da categoria, é uma excelente opção para missões de médio alcance”, disse Stéphane Leroy, vice-presidente de vendas da aeronave especializada Bombardier. “As aeronaves Learjet são uma plataforma confiável para todos os tipos de missões especiais, e as aeronaves Learjet 75 Liberty oferecem aos operadores ainda mais razões para escolher o melhor jato leve do mundo”.

A aeronave Learjet 75 Liberty segue os mais rigorosos padrões de segurança do que a maioria dos jatos leves, atendendo aos mesmos requisitos rigorosos de certificação das aeronaves comerciais, para proporcionar a máxima tranquilidade em missões de serviço médico de emergência (EMS).

O Fargo Jet Center possui uma vasta experiência na conversão de interiores de aeronaves para uso em medevac. A FJC deve receber a aeronave Learjet 75 Liberty da Bombardier no final de 2020 e entregar a aeronave EMS convertida à LPR na Polônia em 2021. A Spectrum Aeromed, também com sede em Fargo, foi selecionada como fornecedora de equipamentos médicos aéreos no projeto. A equipe Spectrum Aeromed contribuirá para um interior de ambulância aérea dedicado altamente personalizado e de última geração para os dois aviões Learjet 75 Liberty.

“É um prazer trabalhar com a Bombardier, LPR e Spectrum Aeromed para desenvolver uma das aeronaves EMS de jato leve mais capazes do mundo hoje”, disse Patrick Sweeney, CEO do Fargo Jet Center. “Nossa equipe traz um conjunto de habilidades únicas para esse projeto através de nossa extensa história na modificação de aeronaves para missões especiais. Desde a concepção inicial até o design, fabricação e instalação, nossos especialistas transformarão o interior da aeronave Learjet 75 Liberty para atender às especificações da LPR.”

Em operação desde 2000, a Lotnicze Pogotowie Ratunkowe fornece serviços de ambulância aérea 24 horas por dia, 7 dias por semana em toda a Polônia, através de uma frota de 27 asas rotativas e duas aeronaves turboélice. A adição da plataforma Learjet marcará a expansão das operações da LPR para incluir aeronaves a jato.

“A aquisição da nova aeronave Learjet 75 Liberty se encaixa perfeitamente em nossos planos estratégicos de crescimento na Polônia e fornecerá a combinação necessária de velocidade e alcance para impulsionar a expansão de nossas capacidades operacionais e disponibilidade de transporte EMS para operações internacionais”, disse Wojciech Wozniczka, diretor de gerenciamento de projetos-chave da LPR.

Com um piso plano e a cabine mais longa de sua classe, a aeronave Learjet 75 Liberty é ideal para conversão EMS. Possui espaço para acomodar até três macas e equipamentos médicos sofisticados, além de cadeiras para a equipe médica. A aeronave Learjet 75 Liberty também possui um voo mais suave entre jatos leves, o que nas missões EMS aumenta o conforto dos pacientes que recebem atendimento.

A aeronave Learjet 75 Liberty oferece desempenho superior com uma proposta de valor excepcional, pelos mesmos custos operacionais que as aeronaves concorrentes que oferecem menos. A aeronave Learjet 75 Liberty é a aeronave mais rápida do segmento de jatos leves, com maior alcance do que a concorrência. Com seu alcance de 2.080 milhas náuticas, a partir de Varsóvia, esta aeronave pode atingir toda a Europa, incluindo a Islândia, e além, até o norte da África, a Rússia e o Oriente Médio.

Na configuração civil, a aeronave Learjet 75 Liberty apresenta um layout de seis lugares que oferece aos passageiros de jatos leves liberdade sem precedentes para se esticar. Mesas laterais retráteis e pufes arrumados garantem produtividade e conforto.

A Lotnicze Pogotowie Ratunkowe (LPR) é o único serviço médico de resgate e transporte na Polônia a oferecer serviço médico de emergência com helicópteros (HEMS), com uma frota atual de 27 helicópteros e duas aeronaves turboélices, operando em mais de 20 locais na Polônia para cobrir o população do país de 37 milhões. Em 2019, a LPR realizou mais de 16.000 missões de resgate médico e transportou quase 10.000 pacientes, com seus negócios crescendo aproximadamente 10% ano a ano.

Anúncios