Um dos planadores do Clube de Voo a Vela da Academia da Força Aérea. (Foto: Cadete Aviador Borrigueiro / Academia da Força Aérea)

A Academia da Força Aérea realizará nos dias 02 a 05 de novembro a XVIII Prova AFA de Voo a Vela. São esperados 25 planadores, sendo considerada uma das maiores provas do gênero no Brasil.

A competição sediada na AFA contará com um diferencial: o lançamento do planador por guincho. A técnica dominada pelo Clube de Voo a Vela da AFA utiliza a plataforma SkyLaunch, maximizando o número de saídas com um baixo custo de operação.

O planador é uma aeronave geralmente sem motor, que necessita de auxílio externo para o lançamento, ou com apenas um pequeno motor auxiliar usado para a decolagem e desligado após atingir certa altura. A aeronave é equipada com comandos e instrumentos de bordo, normalmente desenvolvida e fabricada segundo as mesmas regras que os aviões de pequeno porte.

O evento em Pirassununga tem por objetivo a divulgação do esporte, a troca de experiências e a melhoria técnica dos envolvidos. Destaca-se também a revelação de talentos para o esporte e a motivação de jovens que desejam iniciar na prática do voo planado, sejam eles militares ou civis.

Clube de voo a vela da AFA – O clube foi criado em 1971 e já formou mais de 1,6 mil pilotos em três gerações de planadores para a Força Aérea Brasileira. Esta atividade extracurricular permite aos cadetes a oportunidade de contato com o voo logo nos primeiros anos de AFA, antes de se iniciarem os voos de instrução.

Atualmente, o clube conta com a participação de aproximadamente 150 Cadetes e 20 Oficiais instrutores de voo da AFA. Em 2016, o Clube de Voo a Vela da Academia da Força Aérea registrou mais de 1.600 horas de voo, sendo o clube com o maior número de saídas realizadas em todo o mundo em 2017, segundo o ranking Online Contest.

A frota do clube é composta por 02 Ipanemas G-19A – aeronave utilizada para reboque aéreo, 03 TZ-17 Duo Discus, 04 Z-17 Discus CS, 10 TZ-20 DG-1000, 01 Z-20 (ASW-20), 01 Z-15 (Libelle).


Fonte: AFA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA