Os concursos para ingresso nas Forças Armadas passarão a oferecer reserva de vagas para candidatos negros.

A medida está prevista num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MPF e as três forças militares. Segundo o MPF, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), uma das instituições de ensino superior mais disputadas do país, já adotará o sistema de cotas no processo seletivo para 2019.

Colégio Naval, Instituto Militar de Engenharia (IME) e Academia de Força Aérea também foram alcançados pelo TAC.


FONTE: O Antagonista

Anúncios

93 COMENTÁRIOS

  1. E mais uma vez tentam resolver um problema de ensino básico através de cotas no ensino superior. É como se tentassem concertar um telhado com goteiras enchendo a casa de baldes. Cotas, bolsas, dentre outros somente são solução para que está mais interessado em tratar a população como coitadinha que precisa de ajuda e tutela do que realmente promover uma mudança social.

    • Douglas entendo e respeito sua posição, mas vou te dar o panorama através de um homem de negro que sou.

      A política de cotas é questionável e cada qual escolhe o seu lado, mas se em mais de um século um grau de igualdade social não foi atingido atitudes como esta são sim válidas. Na época em que entrei na faculdade dava para contar os negros e de uma turma de 90 pessoa éramos apenas 4, faz pouco tempo retornei aonde estudei e de uma turma de tamanho bem próximo tinham 22 e muitos destes oriundos de cotas entre outros sistemas como os de desconto que as universidades fazem disso um atrativo também.

      Se o governo já aplica a política de cotas em outros concursos e afins nada mais normal disso ser ampliado para o setor militar, mas muito diferente do que muitos pensam uma vez aprovados em quaisquer destes concursos muito esforço será feito para que o aprovado fique com a sua vaga. Muita gente ainda acredita que por ser um usuário do sistema de cotas ganha o espaço que seria de direito para aqueles que disputaram a mesma vaga SQN,mas enfim isso é um assunto que cada qual acha e acredita no que quiser.

      Acredito que a política de cotas é nada mais nada menos que justiça social, e isso cada um vê do seu espectro quanto mais negros,indígenas e outras etnias tiverem uma maior participação na sociedade melhor.

    • Evidentemente que o assunto passa pela melhoria da educaçao. Mas, essa melhoria não ocorre há 500 anos. Essa política visa dar oportunidade aos milhões que nunca tiveram uma . Depois, espera-se que seja iniciado um ciclo virtuoso. Ademais, tenho certeza que os médicos, juízes, advogados, militares e etc. negros formados por esse critério serão tão caoazes quanto os outros. Só faltaram oportunidades no inicio da vida.

      • Mera retórica populista a sua! Não haverá ciclo virtuoso algum e a equivocada política de cotas apenas irá acirrar a tensão racial no país. Ademais somos um país muito miscigenado, o que certamente irá dar oportunidade para o cometimento de muitas injustiças.

        Como se vê essa política é mais um aspecto da herança maldita (e bota maldita nisso) dos governos populistas e irresponsáveis que tivemos de 2003 a 2016.

      • Quantas escolas existiam no Brasil há 500 anos para vc avaliar a qualidade da educação nesse período?

  2. Demorou muito para que essa atitude fosse tomada.
    É justo e dará oportunidade de inserção social à maioria de nossa população que tem em comum a origem negra e a discriminação social.
    Nota 10.

    • Discurso populista que emula a OrCrim defenstrada do poder em 2016….

      Tente outra vez Xings!

      • Esse assunto é extremamente complexo e exigiu o trabalho de milhares de especialistas. Sua opinião é dispensável.. Com todo respeito

        • Não houve opinião de milhares de especialista mas sim o populismo grosseiro de quem não queria investir no ensino básico.

          Como de costume você quer dar palpite em tudo mas invariavelmente sua opinião não corresponde aos fatos visto que apenas e tão somente militância política.

          • Eu sou descendentes de ingleses/canadenses. Meus filhos serão afetados tanto quanto os seus, que, acredito, sejam descendentes de europeu de origem judia (estou certo?). E essa situação não me perturba nem um pouco.
            Se vão sobrar menos vagas para eles, não tem problema. Vamos prepará-los melhor.
            Até o dia em que não sejam necessárias mais cotas e todos possam competir de igual para igual.
            Como está na moda: Através da meritocracia.

            • A sua ascendência, nem a de ninguém, não interessa.

              O Brasil é a terra das oportunidades.

              Qualquer um com dois neurônios faz dinheiro fácil, sem esforço e sem se meter em falcatruas.

              As pessoas perdem tempo se ajoelhando para o Estado.

                • Quem vem falar em "inserção social" ao mesmo tempo em que defende regime fascista que enforca homossexuais não tem moral alguma para fazer qualquer crítica Xings!

                  Outra bola fora sua!

                • No mundo real (e não a fantasia que vc inventou), um instalador de piso laminado ganha 400,00 por dia.

                  O que ele precisa: três meses de prática, uma serra elétrica, um martelo e uma chave de fenda.

            • Seus ascendentes ingleses e canadenses devem estar se revirando no túmulo ao lhe ver defendendo presidiário analfabeto e corrupto, ditadura totalitária e regime fascista Xings! Aliás, é tremendamente hipócrita vir aqui defender a "inserção social dos negros" ao mesmo tempo em que defende um regime que enforca homossexuais e nega os direitos básicos à mulheres.

              Além de descendência portuguesa e de judeus sefardins tenho forte ascendência africana, e os negros da minha família venceram na vida com ética, estudo e trabalho duro sem precisar do coitadismo das cotas. Aqui a gente coloca a meritocracia em prática.

              • Primeiro que considero os governos iraniano e israelense do mesmo naipe. Ambos comandados por terroristas.
                Porque eu não sei o que é pior. Enforcar homossexuais ou estacionar uma dúzia de obuseiros em frente a um conjunto habitacional em Gaza e disparar indiscriminadamente. São ambos criminosos.
                Além disso, se vc é realmente descendente de negros e aparenta isso, certamente sofreu discriminação racial várias vezes.
                E não só aqui, como também sofrerá em seus amados EUA. e Europa
                Portanto, seja menos enfático na defesa desses valores que vc tanto comenta, porque podem não ser os mesmos que você e sua família estariam inseridos.

                • Não bastasse todo o lixo ideológico que posta aqui você ainda se mostra frouxo não é mesmo meu caro Xings!? Sua apologia ao regime fascista iraniano e também à destruição de Israel encontra-se amplamente registrada aqui e em outros sites. Não adianta querer negar agora…

                  A diferença fulcral é que os civis em Gaza são usados como escudos humanos pelo Hamas, que não tem coragem de enfrentar as tropas de Israel em um combate aberto, bem diferente dos homossexuais iranianos, que jamais atentaram contra o regime dos Aiatolás.

                  Sou descendente de negros com muito orgulho e nem eu nem minha família sofremos racismo nem aqui, nem na Europa e tampouco nos EUA, lugares onde já fomos. Entretanto, caso isso venha a ocorrer o judiciário está aí para isso! Aliás recentemente o STF confirmou a pena por injúria racial à um jornalista decadente que vivia como puxa-saco daquele que está cumprindo pena na capital do Paraná por ter chamado um colega de profissão de "preto de alma branca".

                  E por falar no presidiário analfabeto, vai negar a defesa que fez dele?

                • Não. Primeiro o que causa mais problemas. Depois, o outro mais calmo.

                • Quem causa mais problemas é a teocracia fascista iraniana! Até os russos já estão incomodados Xings!

                • Meu caro Xings por mais que você deseje o fim de Israel eu sinto lhe dizer mas isso não vai ocorrer! O Estado Judeu continuará onde está. E o Irã também. A diferença é que enquanto em Israel Netanyahu vai sair do poder pela via democrática no Irã o clero fascista e corrupto será removido por um levante popular ou um golpe de Estado. E uma vez que a economia iraniana está com problemas, especialmente a inflação, o país enfrenta uma crise hídrica sem precedentes e o envolvimento em conflitos externos é altamente impopular, isso não vai demorar muito a acontecer, vide os protestos populares cada vez mais violentos que têm irrompido.

  3. Agora virão as cotas para gays, indios e melhorar a qualidade do ensino não passa pela cabeça desta gente.
    Os negros de respeito devem se envergonhar desta palhaçada.

    • Possivelmente também criarão cotas para que analfabetos também ingressem o ITA e no IME. Por que não?

  4. Tenho dó da classe média, o pobre tem beneficio, o rico sonega pois tem contador e a classe média paga imposto ahahah

    As cotas ja são um bem do brasileiro, imagina um candidato a presidência que diga que nenhum centavo vai para benefícios sociais mas sim tudo será empregado em infra estrutura, o coitado terá menos de 1% de voto!

    • Acho interessante como, de repente, apareceu um monte de gente preocupada com os pobres brancos.
      Sujeito não está nem ligando se o pobre é branco, preto, azul ou verde.
      Brasileiro não liga nem para o vizinho.
      O grande problema é que ficou mais difícil para o filho dele passar.
      Aí começa a grita.
      Não adianta mais. Está dado. É a realidade.
      Estudem mais ou preparem-se para estudar faculdades particulares caríssimas.

      • Tampouco você liga para os negros e pobres Xings! Na verdade você apenas os usa para fazer proselitismo político em prol de uma organização criminosa. Tente outra vez!

        • Trabalhei muitos anos na Baixada Fluminense. Conheço muito bem a realidade das pessoas. E sei, exatamente, como esse papo furado de liberalismo, oportunidade e etc. nunca chegou e nunca lá.
          É bonitinho, mas não tem aplicação prática.
          Tente outra

          • Quem faz apologia de ditaduras totalitárias e regimes fascistas,que negam direitos fundamentais à determinadas pessoas, não tem moral alguma. Assim, sabemos que é hipocrisia pura você fingir solidariedade e preocupação com as pessoas mais fragilizadas socialmente.

            Portanto tente outra vez Xings!

            • Cara. O negro pobre tem direito a levar uma bufa quente na cara na primeira blitz na esquina.
              Seu papo é muito legal para ser digitado no computador, no seu apartamento maneiro ao lado de uma xícara de café.
              Vc nem tem noção do que está falando.
              Fora da realidade.
              Surreal.

              • Tenho absoluta noção do que você está falando pois sei que é hipocrisia! Você está pouco preocupado se negros são agredidos em blitzes (nem precisa ser pobre, basta ser negro para sofrer o constrangimento) , o importante é usar disso para fazer seu proselitismo político. É algo muito lindo de fazer entre uma apologia e outra à regimes totalitários e ditaduras fascistas mas não engana ninguém aqui.

                • Reitero: poupe-se de passar ainda mais vergonha Xings! Direito de ação ou seja, o direito de movimentar o aparato estatal no intuito de obter uma prestação jurisdicional é uma garantia constitucional. Ou seja, não é ilícito. Se a referida juíza se sentiu prejudicada tem o direito de processar o colunista do portal ligado à notória carta caPiTal .

                  E quanto à voz de prisão dada ao pobre morador de rua, foi tão risível que não se sustentou.

                • É só para vc ver o naipe do Judiciário atual.
                  E isso, eu conheço muitíssimo. Muito melhor que vc. Tenho certeza absoluta
                  Vai por mim.
                  Saia mais de casa. Se for paulista, vá a Paraisópolis.
                  Se for do Rio, vá ao Morro do Alemão. À Baixada Fluminense.
                  Saia do seu casulo onde as idéias de menos Estado e outras baboseiras tornam o mundo bonito e cheio de oportunidades para todos.

                • Você só entende de fazer proselitismo para ditaduras totalitárias, regimes fascistas e presidiários analfabetos meu caro Xings! E alguém com suas duvidosas credenciais, sempre defendendo a supressão da democracia, não tem moral para criticar o judiciário

                • Todo rico que conheço é socialista.

                  Todos os artistas globais são socialistas.

                  PT e PSOL são os mais votados nos bairros da elite.

                • Não é por ser rico, mas por ter tido bom ensino.
                  Aí, aprende a raciocinar melhor.
                  Porque, realmente, é terrível ser pobre de direita.
                  Aliás, só no Brasil

                • Se você houvesse tido um bom ensino e acima de tudo raciocinasse não viria aqui tumultuar o ambiente fazendo defesa de ditaduras, regimes fascistas e caudilhos populistas analfabetos. Ou seja, você é o típico hipocrita de esquerda que quer fazer "revolução " com o cartão de crédito do papai….

                • Não, é hipocrisia. Se amarra numa benesse do Estado, enquanto finge se preocupar com os outros.

                  Pobres são de Direita no mundo todo. Essa sua visão distorcida da realidade.

                • O Xings é tão adepto do autoritarismo que até mesmo quer proibir os pobres de ter liberdade político-ideológica.

  5. E o filho do pobre branco que também não teve as mesmas oportunidades tal como o filho do pobre negro, como fica nessa história?
    Esse discurso vitimista da agenda esquerdista é uma vergonha.
    Vamos mudar esse jogo em outubro.

    • O Colégio onde os meus filhos estudam é conhecido por preparar, desde o EF-1, os alunos para aprovação em Universidades públicas.
      Tem, ainda, uma famosa turma específica para o IME-ITA.
      A mensalidade para o nível médio está em R$ 4 mil.
      O preço do intensivo IME-ITA eu não sei.
      Mas, sei que o Colégio comprou uma casa para abrigar alunos de outros Estados que queiram prestar concurso. E fornece alimentação também.
      Donde se vê que esse papo que todos são iguais e têm as mesmas oportunidades é lero-lero.
      Vamos cair na real. Estamos no Brasil.
      Em tempo: Das milhares de crianças que estudam lá, vc conta nos dedos os que são negros.

      • Seu proselitismo político é falso como uma nota de 3 reais Xings afinal, como afirmei anteriormente, quem defende regime fascista que enforca homossexuais não tem moral para pedir "justiça social"…

        • Proselitismo político também é chamar forças armadas criminosas de forças de auto-defesa, bem como críticas a esses crimes como anit-semitismo.

          • Poupe-se de passar ainda mais vergonha Xings! Quem se denomina "forças de autodefesa " são as forças japonesas e não as de Israel, que são denominadas Forças de Defesa de Israel (IDF em inglês).

            No mais você continua sem assumir o que escreve não é mesmo!? Você não faz "crítica aos 'crimes' das forças de defesa de Israel" e sim prega abertamente a destruição do Estado Judeu e o extermínio do seu povo. E isso meu caro Xings não é nada senão antissemitismo, sentimento muito comum entre as esquerdas e a extrema-direita.

  6. Se eles querem ser politicamente corretos, deveriam abrir cotas para deficientes mentais.

    • Caro Eduardo,

      Isso deve me explicar a quantidade de falsos vermelhos repetindo estranhezas como "socialismo democrático", "gópi" ou "presidenta" nos microfones.

      • Marxistas que nunca leram Marx.

        Sua única intenção é abusar das necessidades das pessoas e usá-las como massa de manobra para fins inconfessáveis.

  7. Concordo com o descaso da educação básica no país, mas sou contra cotas, somos todos iguais, todos capazes de qualquer coisa, basta termos força de vontade. Quem diz que não teve oportunidade é porque não correu atrás. Muita gente se deu bem na vida e saiu da miséria porque teve foco e não desistiu. O Brasileiro tem que mudar como povo, antes de querer que o governo mude. Temos que parar de criar memes e de viver dentro do mundo paralelo chamado Facebook onde só existe asneiras. Andem pelas ruas, locais públicos, shoppings e ônibus e observem as pessoas de cabeça baixa presas aos celulares. Não se importam e nem se interessam com oque acontece ao seu redor. Quando surge algum assunto nas redes sociais, acabam acompanhando a opinião alheia por osmose, sem dar-se o trabalho de raciocinar a respeito e formar opinião, depois não sabem nem votar corretamente na urna. É só a pessoa querer evoluir pessoalmente e profissionalmente, correr atrás, não esperar por programa social nenhum, por isso sou contra cotas.

  8. O sistema de Cotas é uma vergonha. Como o amigo disse, o pobre branco é excluído então? Não importa a etnia todos temos os mesmos direitos. Não seríamos todos iguais perante a lei? Quando se presta um concurso público ou vestibular também temos que preencher (Negro/Branco) ao lado do nome? Temos que lutar é por melhorias no ensino…

    • No Brasil, ser pobre branco é uma desgraça.
      Ser pobre e negro é uma desgraça ao quadrado.
      Tratemos das prioridades.

      • No Brasil ser pobre é uma desgraça! E se você realmente conhecesse o Brasil (ao invés de fazer apologia à ditaduras e regimes fascistas) saberia que no nosso país pobreza não tem cor.

        Tente de novo Xings

  9. Cota nada mais é do que o racismo exposto da pior maneira, é o atestado da incompetência, funciona mais ou menos assim: Sem ajuda você não chega a lugar nenhum. Imagina numa guerra as cotas. O número de brancos que for pra frente de batalha tem de ser igual ao de negros.

  10. O Brasil tem que parar de resolver o problema e começar a buscar e resolver a causa do problema. Temos um governo que não se importa com a qualidade do ensino público, um aluno que termina o ensino médio em escola pública, não está suficientemente preparado para uma universidade federal; aí vem com as cotas, projeto que inferioriza as pessoas, da mesma maneira que temos negros sem oportunidades, temos brancos sem oportunidades. Infelizmente não dá pra respeitar os órgãos que representam cores, respeito pessoas que representam pessoas e órgãos que representam pessoas, sem distinção de cor e raça.

    • Educação tradicional não resolve.

      O país está cheio de doutores desempregados que não sabem fazer nada.

      • Concordo que o país está cheio de doutores desempregados, mas essa já é uma outra questão. O que apontei na minha opinião foi o problema que impede que os alunos estejam dotados de conhecimentos suficientes para passar num concurso militar, e citei o ensino público e as universidades como exemplo de aplicação do sistema de cotas.

    • Você sabia que existe internet ? Que hoje o segundo grau vai ser via internet ? Alas já existem curso via internet. Vagabundo não estuda por que não quer e ponto. Não é culpa de professor ou escola a culpa é do aluno mesmo. Principalmente nos nosso dias , que se tem tudo na internet e de graça. Falta é exemplo dentro das casas. Falta é pai e mãe casados. Vai ver quantos negros tem o pai dentro de casa ? Os pobres colocam um monte de filhos no mundo e querem que o estado os crie….nada substitui o pai e mãe. Por mais que comunista diga o contrário. O resto é choradeira …sim choradeira….. de filho, infelizmente sem pai e/ou mãe.

      • Não sabia! Estou aqui falando com você em código morse e o ensino médio não será via internet hoje. Acho que você interpretou mal o meu comentário, quando falo sobre qualidade de ensino não falo sobre dedicação de alunos, e sim sobre a genericidade do ensino público, as aprovações em universidades e em concursos públicos são na sua grande maioria de alunos de escolas particulares. Depois do sistema de cotas, algumas universidades que iniciavam seus estudos a partir de cálculo 1 passaram a ensinar cálculo 0, é falta de dedicação do aluno de escola pública? Ou talvez ele não aprendeu porque não ensinaram? A estrutura familiar sempre será importante, mas se pai e mãe são ou não casados isso não interessa, o caráter interessa. E se pensa que sou comunista, tenha certeza que não sou nem um pouco.

        • A Universidade pode até começar do cálculo 0, mas é fundamental considerar que depois ela recupera o aluno que sai formado com as mesmas aptidões dos outros.

  11. Na natureza não existe cotas, cada um tem de sobreviver, e progredir com aquilo de quê dispõe, seja força, habilidade, estratégia, coragem ou cooperação. Se não se adaptar é extinto, simples assim. Cotas é um termo esdrúxulo para tentar compensar a deficiência de um ser inferior. Seria como um corredor começar a correr com vantagem de 30 mt numa prova de 200 mt. Melhor seria prover educação de qualidade padrão a todos.

      • É que não vivemos no planeta Terra, mas no mundo da fantasia.

        No mundo da fantasia, não há masculino nem feminino, não é preciso conseguir comida, vc pode inventar o que quiser.

  12. Palhaçada, não estamos na internet, geração Y. Tem tudo na internet, aulas, provas, livros tudo de graça. Computadores a 900 em 16x. Gatonet e tudo mais. Agora o cara não passa por que é preto ou índio !!? Ou não passa, por que é vagabundo e não dá seu pulos ? Vai TRABALHAR , estudo também é talento e diploma não é nada na mão de quem não sabe nada. Os 56% de analfabetos diplomados, que não entendem um texto que o diga. Quando entrei na Universidade Pública o professor de filosofia ensinou que era parte de 0,2% da população. Que cheguei até ali, por talento e esforço próprio e que muitos não chegariam até o final da faculdade e que pouquíssimos seriam bons profissionais. Agora isso de COTAS é conversa de VAGABUNDO que não quer vencer na JUSTA.Quer de graça. Pior é ver as Forças Armadas fazendo isso e apoiando vagabundo comunista safado.

    • Sabe aquela frase: Se meu filho passar na Faculdade ou no Concurso vou dar um carro de presente. Agora vai ficar bem mais dificil. Vai ter de ralar muito mais..

      • Não faz diferença, porque faculdade não resolve a vida de ninguém.

          • Você fala da classe que mais paga impostos nesse país certo!? No mais é sintomático que não tenha falado dos ricos afinal Marcelo Odebrecht, Eike Batista e Joesley Batista eram sócios do "governo dos trabalhadores " no assalto ao erários público não é mesmo!?

          • A mesma classe média que é a maior pagadora de impostos não é mesmo Xings!? Mas para quem facilitou e muito a vida de Marcelo Odebrecht, Eike Batista e Joesley Batista com mamatas no BNDES tal como a sua OrCrim de estimação fez….

              • Não Xings! Esses aí felizmente não terão mais mamatas do BNDES. E alguns até preso estão, assim como o sócio deles…rs!

            • Olha que bacana. Essas pessoas, com essas novas oportunidades, passarão a fazer parte da classe média e começarão a pagar impostos. Digo, mais impostos.

              • Não use essas pessoas para fazer proselitismo político Xings! Primeiro porque quem defende fascista e ditadura não tem moral para isso. E depois, sabemos que é em proveito de determinada organização criminosa travestida de partido político e de sua divindade presa na capital do Estado do Paraná.

              • Não tem oportunidade alguma.

                Depois da faculdade, vão para fila dos desempregados.

    • Kkkkk

      Se um lgbt for ferido em combate, vai todo mundo pro face fazer textao.

      O país perder a guerra é mero detalhe.

      • Pior são os filhos dos malandros, malandros também, que fogem do alistamento.
        E nem podem cantar: 'Verás que um filho teu não foge à luta'.

        • Deixa de lenga-lenga fajuto Xings! O serviço militar obrigatório no Brasil é uma farsa pois há muito tempo que só serve quem quer. Os próprios militares perguntam para o moleque se ele quer ou não servir.

            • Cai na real Xings! Quem vive de passado é museu! O país mudou e serviço militar obrigatório hoje em dia é apenas uma fantasia!

              • Ainda serve para obrigar médicos a servir na Amazônia, só por esse motivo ainda existe.

            • Caro Antoniokings,

              Então, estamos falando da época das carruagens. Em 1993, estava eu na fila de alistamento (a entrada da Base Aérea ficava há uns 200m de casa), e a playboyzada toda despreocupada.

              Só dois rapazes do Paraná comentavam que "haviam vindo de longe, precisavam muito daquele emprego" e se poderiam "ficar a frente de quem ia pedir dispensa" — ou melhor, de quem não queria ficar, caindo no previsível "excesso de contingente".

              E assim foi feito. Depois de horas de espera, o sargento perguntou, um a um, quem queria ficar e o por quê. E os solicitantes ficaram. Os demais foram "pra balada".

              • Foi exatamente o que aconteceu comigo, só que em uma Companhia de Guarda…

  13. O que vc falou tem sentido.
    Só discordo do fato de esperarmos ações de juízes bem intencionados,militares, caminhoneiros ou quem quer que seja.
    Eles existem, mas infelizmente em quantidade insuficiente.
    Mas, invariavelmente, todos lutam por seus interesses
    Acabei de ler notícias de que juízes federais estão pressionando o STF para que o famigerado auxílio-moradia seja incorporado aos salários. Isso para quem já ganha de R$ 30.000 a R$ 40.000 certos por mês.. Portanto, acima do teto constitucional. O nome já diz: TETO.
    Fora as vantagens eventuais que inflam os rendimentos para R$ 100 mil ou R$ 200 mil por mês.
    É muito complicado e de dificílima solução.
    Oremos.

Comments are closed.