Na montagem, o futuro Gripen NG/BR "break" com um caça-bombardeiro A-1. (Foto-montagem: Giordani)
Na montagem, o futuro Gripen NG/BR “break” com um caça-bombardeiro A-1. (Foto-montagem: Giordani)

FAB avalia proposta de empresa sueca.

Foram três semanas de avaliações e discussões acerca dos detalhes para a compra de 36 caças Gripen NG.

Quinze representantes da empresa sueca SAAB estão nesta semana na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), para discutir os detalhes da proposta de aquisição de 36 caças Gripen NG.

Eles se reúnem em grupos com uma comissão de representantes da FAB para tratar de aspectos logísticos, operacionais, técnicos, offset, industriais, comerciais e de conceito do programa de aquisição. Entre os dias 11 e 22 de agosto, uma equipe de cerca de 40 militares e civis do Comando da Aeronáutica avaliou cada detalhe da proposta apresentada.

Conforme o cronograma previsto, esta é a primeira de três rodadas de avaliações e discussões. Após essa fase, a SAAB encaminhará a proposta final. A expectativa do Comando da Aeronáutica é assinar o contrato até o fim do ano.

Gripen C/D

Na próxima semana, militares da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) vão se reunir com representantes do governo sueco para tratar do projeto de cessão temporária de caças Gripen das versões C e D, já em uso naquele país. A reunião irá abordar, em detalhes, como será o treinamento de aviadores e de pessoal de apoio na Suécia.

FONTE: Força Aérea Brasileira

NOTA DO EDITOR: Uma boa notícia. São coisas assim que afastam a FAB de um futuro como a triste realidade da Fuerza Aerea Argentina, mas não sejamos cegos. O Comando da Força pretende assinar o contrato até o final do ano, sendo que, nesse interim, tem as eleições e aí reside o perigo. Todos nós que acompanhamos o assunto F-X temos opiniões sobre tal, seja por conhecimento técnico, ‘amizades’ ou por torcida. Se a FAB escolheu o melhor avião ou não, não cabe mais discutir, o que não podemos é deixar esse avião se tornar um outro AMX…


Anúncios

82 COMENTÁRIOS

  1. Pior que a Dilma foi ensinar economia para a Angela Dorothea Merkel e deu a maior dura nos alemães. kkkkkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.