Na audiência do dia 1º, Juniti Saito disse também que soube “extraoficialmente” que Dilma Rousseff estava decidida a comprar os caças F/A-18 Super Hornet da Boeing, desconsiderando o relatório técnico da FAB.

Mas isso mudou após a denúncia de Edward Snowden de que a NSA havia espionado o governo brasileiro.

Eu comecei a desconfiar, acho que no final de 2012, (de que Dilma queria os F-18)… Imaginei que talvez a presidente estivesse preferindo uma decisão americana para se aproximar mais com os americanos em termo comerciais etc.

Ao ser questionado pelo MPF, Saito explicou por que a compra dos F/A-18E/F não vingou. “Eu tenho certeza de que foi depois que houve a denúncia do Snowden de espionagem. Ela tinha até viagem marcada para os EUA e cancelou. A partir daí, ela não falou nada.

Ex-comandante da FAB defende Lula na compra dos caças

O ex-comandante da FAB Juniti Saito foi arrolado por Lula e seu filho Luís Cláudio na ação penal que investiga suposto tráfico de influência do ex-presidente na compra bilionária dos caças da Saab.

Segundo ele, a compra do Gripen NG foi uma “decisão técnica do comando da Aeronáutica“. Ele cita as “melhores condições de transferir tecnologia” e mais baixo custeio das aeronaves ao longo de 30 anos.


FONTE: O Aantagonista

 

Anúncios

30 COMENTÁRIOS

  1. Não falou nenhuma novidade, é sabido que o Rafale é o melhor dos 3, o F/A-18 é muito bom mas ficou queimado com a espionagem e o monomotor Gripen foi comprado por ser mais barato de comprar e operar e ainda agradou com a transferencia de tecnologia.

  2. Se teve lobby do PT, do Lula, do prefeito de São Bernardo, da SAAB, foi para seguirem com o projeto FX-2. O receio – se houve – fo ide que não comprassem nenhum, por falta de grana ou desistência da ideia mesmo… Parece que fica claro que o Rafale era caro, teria problemas com TOT; o Hornet também teria problemas com TOT, mas teria outro toma-lá-dá-cá com os americanos. Só que o Snowden atrapalhou tudo… Ai, a turma PT-SAAB pode ter ficado com receio, mesmo eles saindo vencedores, de que cancelassem tudo.
    E por falar nisso, o município de São Bernardo do Campo, onde há uma fábrica da SAAB-Scania, vai ganhar alguma linha de produção? Já é certo?
    E ainda lembro as longas "batalhas" aqui nesse site com os defensores de cada um dos competidores, onde chamavam os concorrentes de "tijolão bugado" (F-18), Rafaleco (Rafale) e Gripinóquio (Grippen, porque não existia o modelo ganhador, a nova versão E). Bons tempos…

  3. A preferencia pelo F-18 deve ter sido a coisa mais lúcida (talvez a única) da nossa "querida" ex-"presidanta". Tínhamos o governo Obama lá e deveríamos ter aproveitado o momento para aproximações bilaterais, houveram muitas oportunidades mas que infelizmente foram desprezadas pelo governo imcomPTente. A onda de espionagem veio pra piorar as coisas, agora temos um governo lá que nos vê como uma Venezuela, não que estejamos muito melhor…

  4. Todos sabemos que o F-18 foi o vencedor . O Gripen NG ficou em segundo e o Rafale em terceiro . Os F-18 so não vieram pq a presidente não quis contornar o caso Snowden . Achar que os EUA iriam pedir desculpas publicamente ? Se toca ne . A mesma espionagem ocorreu na Alemanha e tudo foi muito bem contornado por ambos os Governos . Mas aqui se ficou fazendo pirracinha . Resultado : Perdemos os caças que ja poderiam estar voando e defendendo o pais e compramos o super ultra mega matador de Flanker que so chega depois de 2020 . Azar da FAB . E com todo respeito não sou nem um pouco fan desse Saito . Muito da enrolação do FX-2 foi culpa dele que não soube se impor . E ainda sai em defesa de Lula . Fala serio .

    • Vencedor e que tem contrato assinado…qualquer outra coisa não existe sem contrato.

  5. Ele não falou nada que nós não sabíamos, então quer dizer que como comandante da aeronáutica ele não sabia de nada, ele sabia o mesmo que nós kkkkkk. Japa malandro!

    A audiência dele no congresso foi de dar nojo, político ufanista dos bons.

  6. Caramba pessoal mas o brasileiro sabe estragar as coisas mesmo, olha só que lindo o F18 esta na primeira foto onde ele esta cinza com aquele tom de azul em cima e logo depois vem a foto dele nas cores da FAB todo camuflado de verde mas que coisa horrível, porque esta cor, será porque os outros sempre nos olham de cima e para isso tem que se camuflar com a mata em baixo ou é complexo de inferioridade mesmo que acha que nunca seremos visto por baixo contra o céu onde o cinza é de longe mais camuflado do que aquelas cores de verde.

    • Eu ja acho linda a camuflagem cinza e verde, apesar de não ser este o objetivo ela lembra que a FAB foi uma junção da aviação da Marinha e Exército.
      Mas na verdade não seria como neste desenho do texto, na prática a camuflagem tem o cinza e verde mais distribuidos.
      . https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:A

      • Esta foto do F-5 até que é bonita pois esta mais distribuído como você falou mas ainda prefiro no caso do F-18 a primeira foto.

    • Eu queria entender os motivos desse padrão de camuflagem nas aeronaves da FAB.

  7. Como ele foi arrolado pela defesa do Lulla só faltava ele dizer algo que pudesse complicar o futuro presidiário.

  8. Não é querer defender o Lula, mas o mesmo sempre defendeu a compra dos Rafale, tanto que Lula anunciou o Rafale como vitorioso na visita oficial do Sarkozy e mais quando a decisão da compra foi tomada ele nem presidente era.

    • O Lulla dava preferência por tudo que fosse francês até o momento que o Sarkozy ficou contra ele no caso do Irã…

  9. Eu sinceramente acredito que o Gripen sempre foi a opção do COPAC por proporcionar maior envolvimento dos brigadeiros em um pseudo novo projeto, uma vez que F18-E/F e Rafale estavam já prontos. Onde se poderia alocar mais FABianos e se gastar mais dinheiros em um projeto dos sonhos de qquer militar, ainda mais com a precária governança dos projetos militares no Brasil. Sem auditoria, sem metas, sem prazos, e com os cofres jorrando dinheiro? Essa historinha ai é combinada, claro, e muito mal combinada com os que estavam na liderança do processo. Snowden não tem nada a ver com isso. A decisão era técnica e a ericano não paga pichuleco, senão vai em cana.

    • Concordo, o comando adora dar festas, por a farda de gala, tudo é festa.
      As coisas são complicadas no Brasil, se o governo da autonomia a fab, da *****, se chama a responsabilidade para si como no caso do rafale, da ***** também kkkk

      Como eu dizia na época do FX2, todos os caças da dis**** são ótimos, anos luz do que temos, o problema é que não há plano algum, nem ontem, hoje e amanhã…

      Alguém sabe se existe algum plano de armamentos para o Gripen, tem condições do Gripen ficar em manaus por exemplo, enfim, planos, trabalho, não combinam com "90%" do servidor público.

      • Ai que tá a jogada .. Tenho certeza absoluta que a má administração e a falta de visão de todos os envolvidos no projeto, fará com que APENAS os 36 caças sejam fabricados, jogando pelo ralo um investimento e um programa que poderia dotar a FAB de numerosos e super capazes aviões. Sem falar na limitação de armamentos integrados, sem muita perspectiva de evoluções com os anos.

        • Sim, não existe projeto, no melhor sentido da palavra. Se a fab tivesse comando e essa alegasse que propositalmente escolheu um caça em desenvolvimento para aprender, para aplicar em novas projetos, enfim, mas nós sabemos que o que houve foi um belo de um negócio ao comando e empresários das meia duzia de empresas envolvidas no Gripen br.

          Nós otários pagamos pela tal ToT que foi dada de graça as empresas envolvidas, empresas essas que se não são de capital estrangeiro, no mínimo tem boa parte de ações da SAAB entre outras, como o famoso caso da helibras, a fab sabe disso, tem muita gente capaz lá, o que prova que fizeram do comando uma negociata.

    • Perfeito, por isso adoram modernização de equipamentos obsoletos e projetos nacionais mirabolantes.

      Dá pra enrolar anos sem qualquer resultado', contratar consultoria dos amigos e gastar aos tubos sem controle.

      No fim uma medalha aposentadoria integral e tapinha nas costas.

Comments are closed.